Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sábado - 22 de Maio de 2010 às 19:53

    Imprimir


Passa a valer para todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto Xadrez no IFMT que foi lançado nesta quinta-feira (20.05, na Livraria Janina no Pantanal Shopping em Cuiabá, Mato Grosso. Com o projeto os alunos passam a ter uma poderosa ferramenta de raciocínio lógico e estratégico que automaticamente auxilia o aluno no desenvolvimento em sala de aula.

O projeto tem o objetivo de interagir o aluno ao ambiente escolar e principalmente, auxiliá-los na construção do saber estimulando-os a prática da leitura e concentração. A iniciativa partiu do professor e enxadrista do Campus Cuiabá do IFMT, José Carlos Jesus Filho e conta com o apoio da Reitoria do Instituto Federal, a Diretoria de Relações Empresariais do Campus Cuiabá e diretores dos campi.

Com a ampliação das unidades do IFMT em Mato Grosso, a reitoria observou que o xadrez é uma forma poderosa de estimular a pesquisa e o aprendizado da comunidade escolar. Segundo o Reitor Pro Tempore do IFMT, José Bispo Barbosa, o Xadrez é um esporte que precisamos difundir entre os alunos do Instituto Federal.

“O Xadrez melhora o raciocínio lógico, a concentração e o aprendizado. É um esporte de fácil manutenção e implantação nos campi. Para os alunos que estudam na instituição em sistema de internato (Campus Confresa, Campus São Vicente, Campus Juína e Campus Parecis) é uma  forma de entretenimento e diversão”, disse José Bispo Barbosa.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Adriano Breuning, a partir desse projeto será implantada uma pesquisa com os estudantes que praticam o Xadrez para observar os ganhos no aprendizado. “Já para o final deste ano pretendemos implantar um torneio de xadrez dentro de cada campus e depois entre os campi”, disse Breuning.

“Implantar o xadrez nos 10 campi realmente á uma iniciativa louvável da reitoria. Tenho certeza que este esporte será importante para o ensino aprendizado de nossos alunos”, afirma o Diretor Geral “Pro Tempore” do Campus Cuiabá, Ali Veggi Atala. Ele ressalta que o projeto vem ao encontro dos propósitos da instituição que é formar cidadãos preparados para o mercado, bem como, estimulá-los a uma prática esportiva.

“Este é um esporte que foi introduzido em minha vida desde criança pelo meu pai. De lá para cá o xadrez é mais que um hobby”, comenta o professor Jesus. Ele conta que sempre teve vontade de montar o projeto na escola, mas só agora foi possível realizá-lo. “Tenho certeza que o xadrez vai fazer a diferença na vida de muitos alunos”.

Uma parceria entre o Campus Cuiabá e a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT- 23ª Região) deve repassar R$ 20 mil para o projeto. Este valor é oriundo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aplicado em empresas da capital.

Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Pedro Antonio de Oliveira, o xadrez no IFMT vem fortalecer o esporte no Estado e consolidar a participação do IFMT nas competições. “O instituto é sempre destaque nas competições e não tenho dúvidas que teremos atletas nesta modalidade”. Ele destaca ainda, que Mato Grosso é referência nacional no xadrez. A campeã Brasileira de Xadrez é de Mato Grosso.

Para Camila Helena de Oliveira, aluna do curso integrado em Eletrônica, joga xadrez por lazer e vê uma grande oportunidade para aprimorar seu conhecimento ao esporte. Ela afirma que “não é difícil jogar e sim ganhar”.

Já o estudante do Campus Cuiabá, Kamay Fernandes, 16 anos, que joga xadrez há três anos e meio, o esporte lhe proporcionou uma maior percepção,  a pensar mais rápido para mudar as jogadas, ser mais sociável e calmo.. “O Xadrez para mim se assemelha a religião, pois a gente aprende princípios. Depois que aprendi o Xadrez outros tipos de jogos perderam a graça”, conta Kamay.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23456/visualizar/