Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 12:33

    Imprimir


O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, está em Washington, capital dos Estados Unidos, para participar da reunião de ministros do trabalho do G-20, que será realizada nestas terça e quarta-feira (20 e 21). Nesta segunda-feira (19), o ministro Lupi fala sobre combate ao trabalho infantil e realiza reuniões bilaterais. Na terça-feira (20), o ministro participa de um painel sobre a geração de empregos no Brasil durante a crise, o crescimento real do salário mínimo e qualificação dos trabalhadores brasileiros, com destaque para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Na quarta-feira (21), às 13h, Lupi e os demais ministros do G-20 participam de audiência com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Na visão do ministro, o encontro, além de apresentar as armas utilizadas pelos principais países do mundo para combater a crise, é de grande valia para construir acordos internacionais voltados para área do trabalho. "Sem dúvida uma grande oportunidade para debater grandes assuntos. Além do mais, o Brasil foi convidado para mostrar como, na crise, conseguiu gerar quase 1 milhão de novos empregos, e em 2010 está batendo todos os recordes", afirmou o Ministro.

Nesta segunda-feira (19), o ministro vai discutir o trabalho infantil durante o seminário "Lições de desenvolvimento e implementação de planos nacionais de ação para a eliminação do trabalho infantil - modelos sustentáveis de Brasil, Índia e África do Sul", promovido pelo Centro Internacional de Trabalho Infantil e Educação e pelo Instituto Brasil do Centro Woodrow Wilso. No período da tarde terá reuniões bilaterais com os Ministros do Trabalho da índia, Shri Mallikarjun Kharge; da África do Sul, M.M.S. Mdladlana; da Espanha, Celestino Corbacho; e com o Vice-ministro Sênior do Trabalho do Japão, Hiroyuki Nagahama. Ainda participará da reunião de consultas com organizações sindicais e patronais internacionais.

Na terça-feira (20), as atividades começam com um debate sobre "Mercados de Trabalho do G-20: evolução da crise, intervenções e resultados", tendo como expositor o Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho, Juan Somavia, e como debatedor o Secretaria Geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria.

Em seguida, os Estados Unidos coordenarão dois painéis que terão como tema central "Criação e preservação de empregos". Na primeira parte das apresentações, estarão presentes a China, que falará sobre a "Preservação de empregos"; Alemanha, que abordará o "Trabalho em tempo reduzido"; o Japão, que tratará a questão dos "subsídios de ajustamento do emprego/ segunda rede de proteção"; e Inglaterra, que falará sobre "garantia para pessoas jovens". O ministro Carlos Lupi fará sua apresentação durante o segundo painel, que terá também a participação da Índia, falando sobre "esquema de garantia ao emprego rural"; a Indonésia, apresentando o "Programa nacional para fortalecimento comunitário" e a África do Sul, com o "Programa expandido de trabalho público".

No período da tarde, a secretária de Trabalho dos Estados Unidos, Hilda Solis, discursará a respeito da "Lei de recuperação americana". Logo após, ocorrerá o painel "Promovendo a qualidade dos empregos e proteção social", com coordenação dos Estados Unidos e participação da Argentina, França, Itália e Arábia Saudita. Os participantes irão abordar temas como "Lições da crise de 2001 na Argentina e piso social básico" e "Renda de trabalho solidário, grupos vulneráveis". O Ministro Carlos Lupi ainda participará de uma reunião com o Comissário para Emprego, Assuntos Sociais e Oportunidades Iguais da União Européia, Laszlo Andor.

No último dia da reunião, o Canadá coordenará um painel que terá como tema central "Preparando a força de trabalho para a economia pós-crise". A "participação no emprego para os mais desfavorecidos" será a questão abordada pela Austrália. A Rússia irá falar sobre "Treinamento vocacional descentralizado, realocação e adaptabilidade"; a Coréia sobre "Estratégia de treinamento para empregos verdes"; o México sobre "Capacidades, produtividade e competitividade"; a Espanha sobre "Comissão Européia: novas habilidades para novos empregos"; e Turquia sobre "Necessidades do mercado de trabalho, treinamento vocacional e aprendizagem".

Para encerrar a reunião, serão realizados debates e tomadas decisões sobre recomendações acerca dos próximos passos da economia mundial, com a participação de todos os ministros presentes. O Ministro Carlos Lupi também terá um encontro com o Ministro do Trabalho da Austrália, Mark Arbib.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23758/visualizar/