Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 16 de Abril de 2010 às 19:48

    Imprimir


Depois de uma visita rápida à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nesta sexta-feira (16), em Cáceres, a 220 quilômetros de Cuiabá, a comitiva do Governo do Estado participou de uma reunião na Câmara Municipal. O objetivo era esclarecer a população sobre a atual situação da implantação da ZPE que tem até o dia 30 de julho, deste ano, para começar as obras.

Para que o Governo do Estado possa repassar os recursos prometidos pelo Governador Silval Barbosa é necessário que a Associação da Zona de Processamento de Exportação (Azpec), a administradora da ZPE, solucione o impedimento legal que a tornam inapta para receber os recursos. Esse dinheiro foi prometido pelo Governador em fevereiro quando foi realizada a audiência pública na Assembleia Legislativa.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, ressaltou que o recurso está em caixa e, que assim que for solucionado o problema da Azpec, os primeiros R$ 500 mil serão repassados. “O Governo do Estado está pronto para agir e implantar, de uma vez por todas, a ZPE. Mas dependemos da solução deste e de outros problemas”. Além da isenção de todos os impostos, o Governo do Estado também está viabilizando benefícios na área de energia e telecomunicações.

Outro problema que impede a instalação da ZPE, em Cáceres, são as 25 famílias que ocupam a área. A representante destas famílias, Ana Maria Silva Garcia, diz que para sair do local, o grupo quer casas para abrigar as famílias, postos de trabalho nas empresas que serão implantadas na ZPE e, posteriormente, um pedaço de terra. “Temos nossos animais e vivemos do que plantamos nesta área, por isso precisamos de um pedaço de terra. Não somos da cidade”.

Como o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, pediu um tempo para verificar se é possível atender as reivindicações do grupo, o deputado Federal, Pedro Henry propôs que o Governo do Estado construa as casas em regime de emergência e qualifique os integrantes do grupo para que eles tenham condições de ingressar nos postos de trabalho ofertados pelas empresas que se instalarão na ZPE.

Como ainda há várias situações que precisam ser estudadas e verificadas, o secretário Nadaf, propôs uma nova reunião na próxima terça-feira (20), na Sicme, em Cuiabá para dar andamento na solução dos problemas. “Temos que solucionar todas estas questões em caráter de emergência, caso contrário perderemos o prazo para instalar a ZPE. Se não houver a vontade política de todos não será possível concluir esse projeto”, alerta.

Depois de fazer um histórico da situação, Nadaf ainda enfatizou que a prefeitura municipal de Cáceres tem um importante papel na implantação da ZPE. “Sabemos que as indústrias que se instalarão na ZPE vão gerar emprego e renda e incrementar a economia da região e isso será bom para todo mundo”.

O prefeito Túlio Fontes disse que está disposto a fazer o que for possível para implantar a ZPE em Cáceres. Ele também confirmou a presença na reunião da próxima terça e ressaltou que tentará levar soluções.

Determinada pelo Governador Silval Barbosa, a comitiva do Governo do Estado que visitou Cáceres esta sexta-feira estava composta pelos secretários de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, da Infraestrutura, Vilceu Marchetti, e da Casa Militar, Antonio Roberto de Moraes, secretário adjunto da Casa Civil, Francisco de Assis da Silva e a equipe técnica da Sicme.

INFRAESTRUTURA

O secretário de infraestrutura Vilceu Marchetti aproveitou a visita para fazer um levantamento rápido nas ruas de Cáceres. Depois de ver as ruas esburacadas, em função das fortes chuvas que caíram recentemente, anunciou que a partir de segunda-feira (19), uma equipe do Governo do Estado começará uma ação emergencial de tapa buraco no município. “A determinação foi do Governador Silval Barbosa e vamos atender o mais rápido possível. Nosso objetivo é ajudar a recuperar a cidade”.





Fonte: Sicme-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23768/visualizar/