Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 12:22
Por: Gloria María

    Imprimir


Dep. Federal Carlos Abicalil (PT), em reunião no Pedra 90.
Dep. Federal Carlos Abicalil (PT), em reunião no Pedra 90.

O deputado federal Carlos Abicalil (PT) reuniu-se no sábado (03) a noite, com mais de 40 petistas no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O parlamentar pediu votos e apoio para vencer as prévias ao Senado que o PT de Mato Grosso realizará no próximo dia 18.

Em discurso, Abicalil ressaltou que a consulta aos filiados ocorrerá não por sua vontade, mas pela resistência da concorrente senadora Serys. “A direção Nacional do PT orientou que evitássemos as prévias e que os delegados (as) eleitos no último Processo de Eleições Diretas (PED) definissem o candidato. Realizamos o Encontro de Tática Eleitoral, mas a Serys não aceitou que a escolha acontecesse naquele momento. Por isso realizaremos as prévias”, explicou.

Conforme Abicalil dentro da composição de partidos da base aliada do governo Lula e da base do ex-governador Blairo Maggi, o PT tem “grandes possibilidades” de crescer as suas bancadas de deputados federais e estaduais, além de garantir a cadeira de Senado. Nessa perspectiva “procurei a senadora no final de fevereiro e comuniquei a ela a minha intenção de buscar a candidatura ao Senado, pois entendemos que a melhor maneira de garantirmos o crescimento do nosso partido é com o meu nome para a senatoria e a Serys para a Câmara dos Deputados”, contou.

Abicalil explicou aos presentes que sua candidatura ao Senado tem mais poder de chegada e chances de vitória do que a de Serys. Para exemplificar citou as pesquisas eleitorais divulgadas no Estado, onde seu nome é citado mais do que a senadora. “O instituto Vox Populi divulgou duas pesquisas recentemente. Uma em dezembro de 2009 e outra em março desse ano. Na primeira eu tinha 4% das intenções de voto e nessa última saltei para 20%. Nesse período a senadora não cresceu sua preferência ficando parada nos 4%. Isso demonstra que a nossa candidatura tem mais poder de chegada e mais condições de mantermos a cadeira do PT no Senado”, afirmou.

Carlos Abicalil também argumentou que as candidaturas de Serys e do deputado e ex-secretario Ságuas Moraes podem garantir à sigla duas vagas na Câmara. “Os dois tem bases eleitorais distintas. Ele possui um grande potencial de votos e ela com seus 20 anos de mandatos pelo PT, também. Portanto há chances reais do partido eleger o senador, um deputado e uma deputada. Essa tarefa é fundamental para garantirmos maioria no Congresso para a nossa presidente Dilma”, contou.

Resultado

Abicalil destacou que independente do resultado das prévias, que deverá sair na noite do dia 18, “na manhã do dia 19 todos continuaremos petistas”, disse. Segundo ele, a vontade individual não pode estar acima do projeto coletivo.

Ao citar os discursos feitos pela senadora na mídia e até na tribuna do Senado, o deputado afirmou: ’não tenho o direito de dizer ao meu partido que se não for candidato ao Senado não disputarei nada. Não tenho esse direito e nenhum petista tem, porque no nosso partido quem decide são os filiados e as filiadas e seja qual for à decisão saibam que estarei firme fazendo a campanha do candidato ou da candidata do PT’, afirmou.

O parlamentar também rechaçou as declarações de candidatura nata feitas pela concorrente. “No PT não existe candidatura natural. Quem escolhe os candidatos (as) são os petistas e as petistas. Essa regra da ditadura sobre candidatura nata nunca valeu para o nosso partido”, afirmou.

Ele ainda rebateu as acusações de que a sua candidatura representa perseguição às mulheres. “Sou professor da educação básica categoria que tem em sua base uma ampla maioria de mulheres e fui presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado [Sintep-MT], da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação [CNTE] e vice-presidente da Internacional da Educação (IE). Portanto não faz sentido esse ataque”, argumentou.

Agradecimentos

Ao final, Abicalil agradeceu aos presentes por terem participado da reunião, apesar da véspera do domingo de páscoa e reforçou o pedido de apoio e voto no dia 18. “Peço que reflitam e analisem em suas consciências e escolham o que é melhor para PT, a melhor estratégia para fazermos o PT ser o grande vitorioso nas eleições de 2010. Também peço que conversem com seus amigos e familiares que são filiados e nos ajudem nesse processo de construção da vitória para o nosso partido”, finalizou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23845/visualizar/