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TRÂNSITO
Terça - 06 de Abril de 2010 às 15:45

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O setor de veículos não tinha dúvidas de que poderia comemorar o resultado dos emplacamentos no mês de março. Com o final da redução do IPI anunciado, os concessionários nutriam a expectativa de um excelente período de vendas e foi exatamente assim que o mês se mostrou. Apenas no último dia do benefício, o estado registrou a procura por 782 veículos. Na soma geral, foram mais de 9 mil emplacamentos.

Segundo o levantamento mensal do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv) divulgado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (06.04), o estado emplacou 9.161 veículos. Esse dado inclui os segmentos de automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motocicletas e semi-reboques. O aumento foi de 21,2% em comparação a fevereiro deste ano, quando foram emplacados 7.555. Em relação a março de 2009, o aumento foi de 1,91%. No mesmo mês do ano passado foram comercializados 8.989 veículos. O período em questão também se apresentava com a redução total do IPI, o que motivou as compras à época.

Para o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, a redução do IPI foi bem sucedida para a indústria automotiva como forma de contornar os problemas causados pela crise econômica mundial deflagrada no final de 2008. “Os ganhos foram muito além da possibilidade dos consumidores garantirem o seu poder de compra, mas principalmente ajudaram na manutenção dos postos de trabalho nas indústrias”, afirma Boscolo.

Mesmo após 15 meses de IPI reduzido, em que o estado registrou marcas históricas de vendas, o último dia de benefício provocou correria nas concessionárias. Até o dia 30 de março já haviam sido comercializados 8.379 veículos no estado. Somente no dia 31 foram emplacados 782, segundo o levantamento do Sincodiv.

Além do impacto do IPI, Paulo Boscolo atribui a elevação nas vendas internas à queda nas exportações. “Houve baixa em torno de 20% nas exportações por conta dos países que são compradores dos veículos produzidos no Brasil e que não tiveram a mesma reação na economia que tivemos aqui. Desse período crítico, que dividiu o mapa mundial entre países realmente com potencial para figurar entre as grandes forças em um futuro próximo e países que estão perdendo espaço nesse ranking, a nossa indústria automobilística mostrou ser um importantíssimo indicador de todo o cenário econômico nacional”, comemora Boscolo.

TRIMESTRE - O acumulado do ano registrou o emplacamento de 23.043 veículos no estado de Mato Grosso. Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, o aumento foi de 6,3%, período em que foram comercializados 21.678 ainda com a euforia inicial provocada pela isenção do IPI.

CUIABÁ – Ao contrário da tendência, a Capital do estado não apresentou balanço tão positivo de emplacamentos em março. Na comparação com 2009, foi apenas 0,04% de elevação. Foram 2.752 veículos comercializados neste mês contra 2.751 no mesmo período de 2009. “O que pode ter influenciado neste cenário é o fato que no início do ano passado, muito se especulava sobre o final da redução do IPI, ninguém sabia ao certo quando aconteceria e isso impulsionou a busca pelo carro zero”, pontua Boscolo.

 

Vendas por segmento – Março de 2010 – Mato Grosso

Automóveis

Leves

Pesados

Ônibus

Motocicletas

Semi-reboques

3.464

1.037

237

80

4.102

241

 

 

Período de vigor do IPI

IPI

Nov/08

Dez/08

Out/09

Nov/09

Abr/10

Flex 1.0

7%

0%

1,5%

3%

7%

Flex 1.0 – 2.0

11%

5,5%

6,5%

7,5%

11%

Flex > 2.0

18%

18%

18%

18%

18%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23872/visualizar/