Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 25 de Março de 2010 às 16:32

    Imprimir


Trabalhadores informais de Mato Grosso terão maior chance de se incluir no mercado de trabalho por meio da Certificação Profissional e Continuada (Certific). Neste programa, o trabalhador terá a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e habilidades e receber uma certificação. O Certific foi lançado dia 22.03, pelo Governo Federal, em Brasília.

Aquele profissional que domina o seu ofício, mas não frequentou a escola, será submetido a testes de excelência. O IFMT será responsável por atestar o conhecimento dos trabalhadores. A certificação será feita em várias etapas. A primeira é a entrevista, na qual é traçado o perfil do trabalhador. Depois, serão aplicados testes práticos, que envolvem também avaliações educacionais. Para que um profissional receba o certificado deve atender a alguns pré-requisitos que envolvem tanto habilidades práticas quanto educacionais.

Conforme o Diretor Geral do Campus Cuiabá, Prof. Ms. Ali Veggi Atala, que esteve na cerimônia de lançamento do Certific, em Brasília, a unidade Cel. Octayde Jorge da Silva vai aderir à iniciativa do governo, visto que há demanda. “Nós desenvolvemos no Campus um projeto piloto chamado Programa de Formação Inicial e Continuada do Proeja (Proeja FIC), que qualifica profissionais que já atuam na área da Construção Civil. Eles estão passando pela qualificação de toda a área do conhecimento”, afirma Ali, que o Certific será um processo mais simplificado, rápido, mas que validará o conhecimento e a prática do profissional.

De acordo com o programa do governo, caso o trabalhador domine o ofício na prática mas não saiba ler, por exemplo, será encaminhado a uma escola de educação básica. Caso o trabalhador manifeste problemas na área prática, o próprio instituto federal atuará na qualificação.

O programa funcionará, primeiro, nas áreas de pesca, construção civil, turismo e gastronomia, mas cada Instituição ficará responsável por estabelecer um calendário de atividades para a aplicação da avaliação.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23939/visualizar/