Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INSENTIVOS
Quinta - 25 de Março de 2010 às 14:28

    Imprimir


Bibliotecas de oito unidades municipais de ensino têm, a partir desta quinta-feira (25/03), novos títulos à disposição de toda a comunidade escolar. Graças ao projeto “Revisteca”, revistas de diversos gêneros foram entregues às escolas “Irenice Godoy” (Jd. Imperial), “Padre Luiz Maria Ghisoni” (Vila Arthur), “Aristides Pompeo de Campos” (Cidade de Deus), “Oscar da Costa Ribeiro” (São Mateus), “Júlio Correa”(São Mateus), “Maria Pedrosa de Miranda” (São Mateus), “Maria das Graças Pinto” (Jd. Glória II) e “Gonçalo Domingos de Campos” (Jd. Alá). A parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) com a Editora Abril, por meio da Distribuidora Mato-grossense de Publicações LTDA (Dimap), distribuiu um total de 664 exemplares.

Durante o repasse das publicações na EMEB “Irenice Godoy”, o coordenador do projeto na Smec/VG, professor Toshio Doi, explicou que o Revisteca tem por objetivo levar conhecimento e incentivar o hábito da leitura por meio do acesso gratuito às publicações da Editora Abril. Doi conta que o material doado às escolas contempla os diversos públicos. “Temos revistas direcionadas não apenas ao público infantil, mas também ao adulto porque queremos atingir professores, funcionários e comunidade”. Esta é a primeira vez no ano que há a entrega dos exemplares para renovação e/ou ampliação de seus acervos. Contudo, este é o terceiro ano que a parceria é mantida.

A bibliotecário da escola “Irenice Godoy”, Eduardo Macedo, conta que é grande a procura dos alunos pelos exemplares da “Revisteca”. “Nossa biblioteca sempre está repleta de estudantes. Eles gostam muito de ler. Além disso, os exemplares sempre são usados em pesquisas escolares”. Para incentivar a leitura, sempre aos intervalos do recreio, a bilbioteca é aberta aos alunos. “Muitos deixam de brincar durante esse período para estar aqui, lendo”, completa.

As alunas Karen Lemes de Oliveira (12) e Aniele Moreira de Jesus (10) são bons exemplos de pequenas leitoras que, por um bom título, deixam, até mesmo, o recreio de lado. “A gente sempre vem aqui na hora do recreio. Lá na nossa sala, tem um monte de gente que prefere ficar brincando”, comentam.

O PROJETO - Já implantado em inúmeras cidades brasileiras, o projeto do Grupo Abril tem por objetivo incentivar o hábito da leitura por meio do acesso gratuito a revistas e coleções, levando educação, cultura, entretenimento e informação ao maior número de possível de crianças e adultos. A cada trimestre, as escolas participantes têm seus acervos renovados.

Criado em 2005, o Projeto Revisteca está implantado em Várzea Grande desde o segundo semestre de 2008, contemplando as escolas municipais. A intenção da Secretaria é aumentar o número de unidades beneficiadas ainda este ano. A proposta está em análise pelos idealizadores do “Revisteca”.





Fonte: Secom-VG

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23943/visualizar/