Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 25 de Março de 2010 às 00:01

    Imprimir


De janeiro à primeira quinzena de março deste ano, foram instaladas 319 novas ligações residenciais de água pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). Dessas, pelo menos 80%, ou seja, 255 eram clandestinas.

As ligações irregulares de água, os populares “gatos” – mecanismos usados para furtar água da rede de abastecimento – foram identificadas pelo DAE-VG através do serviço de interligação da nova rede de abastecimento. Segundo o diretor-presidente do órgão, Jeverson Missias, a maioria são consumidores residenciais, mas também existem em pequenos comércios.

Nesse período, o trabalho foi executado em sete bairros da cidade. A maior concentração de furto de água foi encontrada na Vila Artur, onde foram feitas 160 ligações novas; no loteamento Asa Branca, foram 70 ligações; no Jardim União, 45 ligações; no Hélio Ponce, 40 e no bairro Joaquim Curvo apenas quatro.

1O Departamento alerta que as ligações irregulares de água causam contaminação da água tratada, além de alterações de vazão e pressão no abastecimento. “A prática também prejudica o cliente regular, que acaba pagando o custo da água furtada e o meio ambiente, já que quem frauda não faz um uso racional dos recursos naturais”, destaca Missias.

Segundo o setor técnico do DAE, ligações clandestinas são caracterizadas por serem feitas no ramal paralelo à instalação do hidrômetro; por ligações de água feitas diretamente da rede mestra para dentro de uma residência; ou mesmo danificando o hidrômetro com o uso de imãs, arames, alfinetes e outros materiais para intervir na leitura.

Estas práticas são indevidas e consideradas como fraudes que causam sérios problemas ao sistema público de abastecimento de água. A população pode ajudar a fiscalização através do “Alô Diretor”, um serviço de 0800 gratuito que recebe as solicitações dos usuários e as encaminha para os setores responsáveis. O telefone é 0800.645-3230





Fonte: Secom/VG

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23952/visualizar/