Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quarta - 24 de Março de 2010 às 22:33

    Imprimir


Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio) recebeu a visita de dirigentes da multinaciona
Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio) recebeu a visita de dirigentes da multinaciona

O Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio) recebeu a visita de dirigentes da multinacional alemã Basf – The Chemial Company. O encontro ocorreu na terça-feira (23), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). A Basf é empresa química líder mundial na produção do catalisador ‘metilato de sódio’ – matéria-prima usada na produção de biodiesel. E, por isso, a empresa esteve aqui para conhecer as indústrias produtoras do combustível e estreitar o relacionamento institucional com o mercado consumidor.

De acordo com o presidente da multinacional Dr. Thomas Weehlage, a Basf começará a produzir o ‘metilato de sódio’ no Brasil, o que irá impactar positivamente na oferta do produto ao mercado nacional. “A planta deve começar a funcionar no segundo semestre de 2011”. A empresa química será instalada no município de Guaratinguetá devido à logística.

Além dele, estiveram na sede da Fiemt o vice-presidente global de químicos inorgânicos - Basf Alemanha, Dr. Patrick Amrhein; o gerente sênior alcoolatos - Basf Estados Unidos, Fabricio Soto;  o gerente regional de marketing e controller da divisão químicos industriais - Basf Brasil e América do Sul, e Gustavo Diaz; coordenador de negócios - Basf Brasil.

O gerente de Marketing da Basf, Fabrício Soto, disse que uma das vantagens da produção do metilato de sódio no Brasil será a rapidez. “Se hoje a matéria-prima é comprada em outros países e demora uma média de 30 dias para chegar, aqui no país o tempo de espera será de aproximadamente 4 a 6 dias, além do preço que será mais competitivo.

Já o presidente do SindiBio, Silvio Rangel, explica que, atualmente o catalisador é importado de alguns países como Estados Unidos ou da Alemanha, e demora cerca de um mês para chegar aqui. A matéria-prima pode ser substituída por dois elementos: metanol e soda, mas o metilato é isento de água e isso melhora a qualidade de todo o processo. Ele esclarece também que o metilato traz mais segurança ao manuseio, apesar de ter custo mais elevado. “Acreditamos que no país o preço será diferenciado e teremos ganho no suprimento do produto”.

O coordenador de Negócios da Basf, Gustavo Diaz, enfatizou que a visita para conhecer os produtores de biodiesel faz parte da filosofia da empresa. “Em Mato Grosso fomos muito bem recebidos. É fundamental conhecer os produtores de biodiesel, saber as dificuldades para fortalecer a cadeia produtiva do Estado e da produção nacional do setor.

SINDIBIO – Fundado em outubro de 2009, o sindicato conta atualmente com 14 filiados no Estado de Mato Grosso. Barralcool, Cooperbio, Bio Óleo Biocamp, Fiagril, Biopar, CLV, Grupal, T. Caibiense, Rondobio, Cooperfeliz, BIO, Beira Rio e Coomisa.





Fonte: FIEMT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23956/visualizar/