Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 23 de Março de 2010 às 18:43

    Imprimir


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança, nesta quinta-feira (25), o indicador Sensor Econômico (número I, ano 2), em São Paulo.

O indicador apresenta as expectativas do setor produtivo nacional, com destaque para o tripé: crescimento do PIB, geração de empregos formais e manutenção da estabilidade econômica.

Entre os itens avaliados, estão PIB, taxa de inflação (IPCA), taxa de juros (SELIC), taxa de câmbio, investimento, emprego, exportações e importações.

O diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, João Sicsú, estará presente ao lançamento.

Nova Metodologia

Após uma série de 12 indicadores lançados mensalmente durante 2009, o Sensor Econômico passa a utilizar nova metodologia e periodicidade (bimestral).

O Sensor Econômico expressa perspectivas dos principais indicadores macroeconômicos para o ano, conforme previsões feitas por grupo seleto de entidades associativas do setor produtivo: associações, federações e outras, de indústria, de comércio, ou de agropecuária; entidades representativas de trabalhadores; e uns poucos institutos ou centros de estudos de caráter setorial.

Em bimestres seguidos, a pesquisa quase sempre repete solicitação de previsões relativas ao mesmo ano. Nestes casos, o respondente pode manter previsões feitas anteriormente, ou preferir modificá-las – levando em conta novas informações. Na divulgação dos resultados, a medida de tendência central escolhida é a mediana, de interpretação simples: é o número do meio, quando as respostas numéricas são colocadas em ordem.

Aproximadamente, a metade das respostas é superior à mediana. A dispersão, que corresponde à variação das respostas em torno da mediana, é medida pela amplitude interquartílica (diferença entre terceiro quartil e primeiro quartil). O desvio inframediano (diferença entre mediana e segundo quartil) mede o quarto (25%) das respostas composto das que se situam imediatamente abaixo da mediana. O desvio supramediano (diferença entre terceiro quartil e mediana) mede o quarto (25%) das respostas composto das que se situam imediatamente acima da mediana.





Fonte: Ipea

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23970/visualizar/