Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 22 de Março de 2010 às 13:48

    Imprimir


O Projeto Peixe Santo foi criado pela Prefeitura de Cuiabá em 1991. O Projeto desde o seu início teve como objetivo garantir a carne de peixe a preços mais acessíveis, no período da Semana Santa e também para garantir a tradição religiosa, o que provocava a elevação do preço do pescado.

A Prefeitura de Cuiabá designou uma equipe de profissionais para iniciar um trabalho junto as colônias de pescadores. O público alvo foi ampliado nos últimos anos com a inclusão dos piscicultores da baixada cuiabana, que puderam colocar seus produtos à venda direta ao consumidor, em locais de grande fluxo populacional, proporcionando dessa forma melhores condições de comercialização do peixe, com um preço mais acessível a população, e de acordo com as condições dos produtores.

O Projeto se concretizou com o passar dos anos, registrando uma comercialização cada vez maior. Um exemplo disso são os registros referentes a 2005, primeiro ano da administração Wilson Santos, quando foram comercializadas 320 toneladas de peixe, chegando ao ano de 2009 com 450 toneladas; enquanto isso, os postos, que eram cerca de 50 em 2004, passaram para 115 no ano passado, espalhados por toda a cidade.

Em 2010 a Prefeitura de Cuiabá prevê um incremento de 30 toneladas nas vendas, já que foram incorporados ao processo os produtores do Projeto Peixe Nosso.

O município para realização do Peixe Santo, conta com a parceria das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Aquamat, Piscicultores da baixada cuiabana, Sebrae/MT e Polícia Militar de Mato Grosso.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23977/visualizar/