Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Domingo - 21 de Março de 2010 às 19:51

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde se preparou para esta segunda etapa da Campanha de Vacinação da Influenza A (H1N1) que tem início nesta segunda-feira, 22 de março e vai até o dia 02 de abril. A Campanha é realizada em consonância com o Ministério da Saúde (MS) onde os trabalhos são executados pelos municípios e as estratégias de vacinação são feitas por etapas divididas por grupos prioritários.

Essa segunda etapa de vacinação tem como grupo prioritário os portadores de doenças crônicas (exceto idosos), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos e gestantes.

Estão incluídas grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses). Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3.

As gestantes começam a ser imunizadas nesse período e devem tomar a vacina até 2 de abril. As mulheres que engravidarem após esse período deverão procurar um posto de saúde até o final da campanha e terão sua vacina garantida. Já as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.

Para esta segunda etapa, Mato Grosso tem como meta imunizar 337.134 pessoas, sendo 53.503 gestantes, 73.529 crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos e 210.102 portadores de doenças crônicas (exceto pessoas com idade superior a 60 anos).

A meta do MS é alcançar cobertura de vacinação igual ou maior que 80% em todos os municípios do Brasil para cada grupo da população selecionada.





Fonte: SES-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23987/visualizar/