Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Sexta - 19 de Março de 2010 às 17:17

    Imprimir


O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou na manhã desta sexta-feira (19) da formatura de 800 alunos de cursos do Programa Próximo Passo, de formação profissional, voltado a beneficiários do Bolsa Família. Os alunos que receberam os certificados passaram por treinamento para atividades ligadas ao Turismo e frequentaram cursos para a formação de camareiras, cozinheiras, garçonetes, porteiros e recepcionistas, dentre outros.

"Vocês não sabem a alegria que dão para nós com a formatura de vocês. Estamos todos vaidosos do sucesso de vocês. O desafio de uma formação vale a pena", disse o ministro. Ele usou como exemplos de superação na vida a trajetória do presidente Lula e a dele mesmo, ex-jornaleiro que, na infância, costurava fascículos para vendê-los e assim ganhar a vida.

O Próximo Passo é um programa do Governo Federal no âmbito do Plano Setorial de Qualificação, o PlanSeQ e é realizado por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Turismo (MTur), em conjunto com governos estaduais, municipais, empresários e trabalhadores. Com investimentos de R$ 20 milhões, tem como meta qualificar em torno de 26 mil trabalhadores beneficiários do Bolsa Família em 21 estados e no Distrito Federal.

Podem participar dos cursos pessoas com 18 anos ou mais pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa-Família e que tenham concluído, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental.

O ministro afirmou que o Próximo Passo "atenua" a enorme demanda por profissionais capacitados que o mercado requisita hoje. "Estamos avançando. Multiplicamos por três, quatro vezes o número de participantes em programas de qualificação mas nós precisamos de mais recursos para aumentar esses projetos que capacitam as pessoas", disse Lupi.

"Se você perguntar para esse pessoal você vai ver como eles estão felizes, é uma alegria para gente ver a esperança neles. O grande desafio do Brasil é a qualificação profissional. Nós vamos gerar este ano mais de dois milhões de empregos mas vários setores estão no gargalo, não tem mais profissionais como na área da Construção Civil, de Serviços. Por isso é fundamental a capacitação das pessoas. No ano passado 950 mil trabalhadores deixaram de ter um emprego porque não estava qualificado. Este é o desafio", afirmou Lupi.

O ministro entregou pessoalmente o certificado para três estudantes que representaram a turma. Laura dos Santos Pereira, 35 anos, garçonete, já está trabalhando há dois meses. Para ela, a oportunidade foi fundamental para mudar de vida. "Estou muito contente por ter tido a chance de fazer o curso. Acho que valeu o esforço", disse ela.

Carlos Lupi também "entrevistou" Alessandra Cardoso as Silva, formada em Culinária pelo Próximo Passo depois que ela fez um agradecimento público pela formatura. Depois de perguntar sobre o que ela havia achado do curso, o ministro a exortou a continuar lutando em busca de mais qualificação. "Se você persistir, pode ter um dia o seu próprio restaurante", disse

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24005/visualizar/