Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Quinta - 18 de Março de 2010 às 18:32

    Imprimir


Artesão fabrica fiola de cocho
Artesão fabrica fiola de cocho
Carpinteiro valoroso. Homem talentoso, humilde e de boas obras. Tinha a arte como modo de sustento. Lutou pelo bem, união da família, educação do filho, e o ensinou a arte da carpintaria. Dentre todos os Josés que existiram na história da humanidade, este ganhou destaque mundial e um registro na Bíblia Sagrada, o livro mais lido e mais vendido do mundo. José o pai de Jesus Cristo. Teve sua história e trabalhos reconhecidos. Tanto que dia 19 de março passou a ser comemorado o dia do artesão em homenagem a ele e aos profissionais da área.

Este dia além de prestigiar o pai de Jesus, reconhece pessoas como o artesão Caetano Ribeiro dos Santos, 85 anos. Ele assim como Cristo aprendeu com o pai a trabalhar com artesanato. Já aos 14 anos fabricava violas de cocho. Hoje é referência na arte popular e grande colaborador na cultura mato-grossense, rica em obras artesanais.

Caetano esta entre os 9.370 artesãos cadastrados em 2008 pelo Programa de Artesanato de Mato Grosso criado pela Secretaria de Indústria, Minas e Energia do Estado (Sicme) em 2005. Isso significa que em um ano foram cadastrados cerca de 5 mil artesão. Em 2007 eram apenas 4.128. A criação do Programa valorizou a categoria e a cultura de Mato Grosso.

Desde o inicio do Programa, a Sicme oferece capacitação, apoio para a participação em vários tipos de eventos nacionais e internacionais. Entre 2005 a 2009, ao todo foram realizados 418 eventos entre cursos de capacitação, gestão, consultorias e feiras.

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, a participação dos artesãos neste Programa é fundamental para garantir a presença nos eventos, o que proporcionam troca de experiências e aumento de conhecimento. “É durante as exposições que os profissionais divulgam e mostram a produção”.

O Secretário diz ainda que as ações desenvolvidas nestes 5 anos beneficiaram aproximadamente 140 mil artesãos de todo o Estado de Mato Grosso. “Foram comercializadas mais de 105 mil peças, contribuindo assim para o aumento da geração de renda, emprego e qualidade de vida da população em geral. Os artesãos se transformaram em empreendedores”.

A coordenadora do Programa de Artesanato da Sicme, Elvira Maria Costa Leite, fala que no ano passado os artesãos participaram de vários eventos, incluindo Feira e Arte, em Recife (PE), Salão de Turismo, em São Paulo (SP) e eventos no Peru e Colômbia.

Segundo Elvira, em 2009 foram beneficiados 11.280 artesãos e mais de 24 mil peças comercializadas. Ela acrescenta que em 2008, foram vendidas 31.292 peças, ou seja, 2 mil peças a mais que em 2007, quando se registrou a venda de 29.253.





Fonte: SICME-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24023/visualizar/