Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 16 de Março de 2010 às 19:20
Por: Michelle Araujo

    Imprimir


Senadora Serys Slhessarenko, PT
Senadora Serys Slhessarenko, PT

“Faço um alerta às mulheres de Mato Grosso: Se acontecer o que está sendo planejado, será um retrocesso enorme”, alerta a Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) nesta terça-feira à noite no Plenário do Senado Federal. A parlamentar falou sobre a situação da mulher na política, que está sem espaço, e, especificamente em Mato Grosso, só possui duas parlamentares federais – uma senadora e outra deputada – que enfrentam preconceitos na política. Serys citou seu próprio caso: quer ser candidata a reeleição ao Senado e está disputando internamente dentro do partido a vaga com um candidato do sexo masculino.

“Sabemos todas que não é fácil conquistar esses espaços, mas mesmo assim após conquistá-los alguns retrógrados da política fazem tudo para diminuí-los. Cito como exemplo a disputa interna que estou travando para ter o direito a disputar minha reeleição, luta que está desgastando nosso partido e claramente não está incentivando à que as mulheres participem como candidatas.”

Serys disse que irá continuar representando a luta feminina. “Vejam que absurdo: em Mato Grosso, existe uma tentativa de se construir um palanque eleitoral de nossa base exclusivamente de homens na chapa majoritária, apesar e a despeito de nossa pré-candidata ser uma mulher. Não tenho dúvida, que se isto vier a acontecer, teremos que pagar um preço muito alto e aqueles que insistiram em diminuir esses espaços e até mesmo suprimir as mulheres da disputa eleitoral, terão que ajustar suas ações com a historia e terão sim que darem explicações a todo o Brasil por esta violência”, afirmou.

Serys citou a reportagem do jornal Correio Braziliense do último domingo (14-03), que alerta que no Brasil todos os partidos buscam mulheres para preencher a cota de 30% de candidaturas, mas a previsão é a de que não alcancem suas metas. “Apesar de termos avançado bastante em algumas áreas não é somente na política que estamos em desvantagem. A desigualdade de gêneros é ainda hoje bastante explícita quando analisamos o mercado de trabalho, por exemplo”, disse Serys.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24051/visualizar/