Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 16 de Março de 2010 às 15:24

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
Vinda da Indústria Vicunha Têxtil para Cuiabá
Vinda da Indústria Vicunha Têxtil para Cuiabá
Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá e Vicunha Têxtil assinaram na manhã desta terça-feira (16) o Protocolo de Intenções para a implantação de uma das maiores fábricas têxtil do mundo em Cuiabá. A obra levará cerca de 3 anos para ficar pronta e será responsável pela fabricação de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano. “Com a instalação da planta em Cuiabá, a Vicunha se tornará a maior indústria têxtil do mundo”, enfatiza o presidente da Vicunha, Ricardo Steimbruch.

Incentivos fiscais e matéria prima foram os dois pontos de maior peso na negociação para trazer a Vicunha para Mato Grosso. O Governador Blairo Maggi diz que a instalação desta indústria é um passo importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão. Ele garantiu que o Estado continuará investindo em pesquisa, o que dará suporte para novos investimentos no setor.

A negociação com a Vicunha se intensificou nos últimos seis meses, mas o primeiro contato foi feito há cerca de 2 anos. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, ressaltou que a implantação deste projeto agregará um valor de até 10 vezes a mais que preço do algodão "in natura". “É mais um passo para a verticalização da economia e ampliação da distribuição de renda”, garante.

Depois da confirmação da Vicunha, Nadaf já trabalha em um projeto secundário. A ideia é transformar Mato Grosso num polo têxtil. “Estamos buscando outras empresas do mesmo setor para integrar o polo e, cada vez mais, agregar valor ao nosso produto”. Segundo o secretário, esta semana há uma equipe de executivos da Hering voltando o Estado. “Eles ficaram muito entusiasmados com o desenvolvimento e a infraestrutura que encontraram em Mato Grosso”.

A parceria entre o Governo e a prefeitura de Cuiabá garantirá estrutura para a instalação do empreendimento, incluindo luz, água, transporte coletivo, coleta de lixo e vários outras ações solicitadas pela empresa. O prefeito Wilson Santos disse que a negociação foi difícil e que a prefeitura só se comprometeu o que poderá cumprir.

Vicunha Têxtil

A empresa vai gerar 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. O projeto consiste numa unidade industrial com capacidade de processamento anual de 65 mil toneladas de algodão e produção de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano.

O parque industrial ocupará uma área de 60 hectares, ficará às margens da Rodovia dos Emigrantes, no município de Cuiabá e investirá aproximadamente, R$ 350 milhões de investimentos entre construção, maquinário, mão-de-obra e capital de giro.

Ricardo explica que a escolha da implantação da fábrica em Cuiabá, e em Mato Grosso foi fundamentada na estratégia da produção estar mais próxima da principal matéria-prima para a Vicunha Têxtil: o algodão. Além disso, Cuiabá também oferece uma das melhores infraestruturas dentro de Mato Grosso.

Fundada em 1967, a Vicunha Têxtil é líder em diversos segmentos da indústria têxtil e maior companhia do setor da América Latina e da Europa. A empresa produz e comercializa índigos, brins, fios e filamentos. Conta com unidades fabris no Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além disso, possui escritórios comerciais na Europa e na Argentina. Adquiriu a maior fábrica de índigo do Equador e está entre os principais fabricantes mundiais de índigos e brins.

Em 1982, iniciou suas atividades no mercado externo e, hoje, é considerada uma das maiores empresas exportadoras do setor, vendendo seus produtos às melhores marcas nacionais e internacionais. Para isso, investe constantemente em tecnologia e aperfeiçoamento de seus colaboradores para melhoria de qualidade e aumento da eficiência de produção.

Sempre atenta às novidades do segmento, a empresa apoia diversos estilistas nos eventos de moda e participa das principais feiras mundiais do ramo têxtil, como Denim by Première Vision, Première Vision, Munich Fair, Shangai Intertextiles e Colombiatex. Consciente de seu papel social, a companhia realiza ações nas áreas de educação, saúde, conservação ambiental e programas motivacionais, entre outros.





Fonte: SECOM/MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24057/visualizar/