Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INSENTIVOS
Quinta - 11 de Março de 2010 às 07:16

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
Blairo Maggi assina protocolo com a Cooperfibra de Campo Verde
Blairo Maggi assina protocolo com a Cooperfibra de Campo Verde

O Governo do Estado de Mato Grosso concedeu, na manhã de ontem (10.03), um alongamento aos incentivos fiscais da Cooperfibra - Cooperativa de Cotonicultores de Campo Verde. Conforme o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, eles têm até julho de 2011 para concluir a instalação da fábrica de fios na região.

“Agora com a liberação do Banco do Brasil pelo FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) eles começam a acelerar o processo de instalação desta indústria, que deve entrar em funcionamento até o meio do ano que vem. Eles vieram pedir essa elasticidade e a consolidação do incentivo fiscal, e o governador concedeu para que eles, efetivamente, se instalem na região”, declarou Nadaf.

O prazo para a instalação da indústria em Campo Verde venceu em fevereiro deste ano (2010). Segundo o diretor presidente da Cooperfibra, Milton Garbugio, em 2007/2008 a Cooperativa enfrentou dificuldades que impediram a finalização do projeto. Atualmente, os 30 empresários cooperados fazem a fatura do algodão para outros Estados inclusive com a emissão de nota para a industrialização. Já são 600 toneladas de fios produzidos, para Santa Catarina e São Paulo.

Garbugio revelou que tão logo a fábrica entre em ativação a meta é produzir mil toneladas em fiação. Pelo menos 150 empregos diretos devem ser gerados, além dos indiretos que podem chegar ao triplo desse número. Essa planta fabril, argumentou Nadaf, agregará valorização do produto primário, geração de emprego e, sobretudo, melhoria da distribuição de renda no município.

Pedro Nadaf revelou que o Estado já analisa a instalação de uma grande indústria de confecção também na região de Campo Verde, além da consolidação de duas indústrias: uma em Campo Verde e a outra, na região Metropolitana em Cuiabá. “Passamos a ter a cadeia produtiva em Mato Grosso e aos invés de exportar "in natura", exportamos o produto acabado”, concluiu o secretário.

“Mato Grosso ainda vai se tornar um polo forte na indústria têxtil”, declarou o diretor presidente da Cooperativa de Campo Verde que está investindo 30 milhões na construção da fiação.

A audiência da Cooperfibra com o governador Blairo Maggi contou ainda com a presença do vice-governador Silval Barbosa e o secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, José Aparecido dos Santos (Cidinho), e diretores da Cooperativa.





Fonte: Secom/MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24096/visualizar/