Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quarta - 03 de Março de 2010 às 13:59
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Equipes do programa de regularização fundiária Tequenfim do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) iniciaram no dia 02 de março o levantamento topográfico e o cadastro físico e social das famílias no distrito de Santa Elvira, em Juscimeira, que serão beneficiadas com a titulação dos lotes. Centenas de moradores ouviram a explicação dos técnicos na noite de segunda-feira (01.03) sobre os procedimentos desde o cadastramento dos interessados até a expedição dos títulos.

Os técnicos vão ficar cerca de 20 dias para o atendimento da população local. São estimados que em torno de 800 lotes sejam regularizados pelo governo de Mato Grosso na localidade. “Queremos distribuir os títulos ainda este ano”, diz o presidente do Intermat, Afonso Dalberto.

Ele comenta que já foi realizada audiência pública para a titulação da localidade no ano passado. O Estado adquiriu a matrícula de 56 hectares, correspondente a área urbana do distrito de Santa Elvira. A área era da colonizadora Cipa. Agora, caberá ao Intermat o georreferenciamento da área, levantamento topográfico e o registro dos lotes no cartório.

“Esta é mais uma ação de cidadania do governo. Até hoje essas famílias não tinham acesso ao documento de propriedade da área. Temos uma parceria com a prefeitura local que se comprometeu em aprovar o loteamento o mais rápido para que os títulos de regularização fundiária cheguem mais rápido nas mãos dos proprietários”, argumenta Afonso Dalberto.

Além do trabalho desenvolvido no distrito de Santa Elvira, em Juscimeira, outra equipe do Intermat está em Juína entregando títulos e cadastrando mais famílias na cidade para serem incluídos na regularização fundiária.





Fonte: Secom

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24115/visualizar/