Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 06 de Outubro de 2016 às 22:03
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sema-MT

Estudantes e profissionais da área de engenharia florestal participaram da 7ª edição do curso ‘Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos’, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As aulas foram gratuitas, mas, para contribuir com a causa de instituições filantrópicas, os alunos e palestrantes se propuseram a fazer a campanha ‘manejo solidário' e doaram 100 litros de leite para a Fundação Abrigo Bom Jesus.

O curso foi realizado entre o dia 26 e 30 de setembro, no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, e abordou temas como a geoinformação aplicada ao manejo de florestas nativas, fatores de qualidade na colheita florestal, fiscalização da atividade, pesquisa em manejo florestal no Estado, entre outros assuntos.

Para o superintendente de educação ambiental da Sema, Marcos Antônio Ferreira, os cinco dias de curso foram essenciais para esclarecer dúvidas, tanto para os responsáveis técnicos pelo plano de manejo, quanto aos profissionais e estudantes. “Desde a primeira edição do curso temos conseguido cumprir com o objetivo de informar a comunidade sobre a proposta de manejo florestal”.

Além de nivelar o conhecimento em relação à atividade, a capacitação contribui para o alcance de uma das metas do eixo ‘conservar’ do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI). “O estado se propôs a ampliar a área manejada de 2,8 milhões de hectares para 6 milhões de hectares e por meio do curso os profissionais têm aprendido mais sobre as necessidades e obrigações e isso acarretará na realização de um trabalho com qualidade”.

O analista do meio ambiente da regional da Sema do munícipio de Cáceres, Leopoldo Bufulin, veio até Cuiabá para participar do curso e avalia positivamente a iniciativa. Para ele, este é um método interessante em que o órgão presta serviço de transparência à população, mostrando como funcionam as análises de manejo na secretaria e ainda orienta os interessados no assunto a como realizar as propostas de intervenção e exploração da área de maneira correta. “Às vezes o prestador de serviço não sabe como o analista analisa o processo e por meio desse encontro o profissional conhece a realidade do órgão”.

O curso

Além desse encontro, a secretaria realizará outros dois entre os dias 18 e 20 de outubro, em Sinop; e de 29 de novembro a 01 de dezembro em Alta Floresta. As inscrições já foram encerradas.

Parceiros

Entre as instituições que contribuem para a realização dos cursos estão: Superintendência de Gestão Florestal da Sema, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24544/visualizar/