Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 15 de Outubro de 2016 às 07:56
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Marcos Vergueiro

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (15), a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica. Desta vez desta vez serão vacinados cães e gatos das n Regiões Norte e Oeste da capital mato-grossense.

No último sábado (8), foram vacinados nas Regiões Sul e Leste um total de 34.388 animais, sendo 31.807 cães e 2.581 gatos. Assim como na primeira etapa, a vacinação poderá ser feita em 50 postos fixos, das 08 às 17 horas, e também no posto mantido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funcionará normalmente.

Cerca de 130 vacinadores supervisionados por sete médicos veterinários, seis servidores de apoio e mais sete motoristas estarão mobilizados nos postos para atender a população.

Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de 4 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, a dose é 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie. A meta para a capital é vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, totalizando 74.946 animais.

Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros - um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.

A Campanha de Vacinação é uma ação fundamental. Os postos fixos são supervisionados por profissionais de saúde de nível superior que tem a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas nos bairros, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

“É imprescindível a participação da população para prevenirmos a doença nos animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos”, ressaltou coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho.

Quem tiver dúvidas em relação a Campanha de Vacinação Antirrábica, a Vigilância em Saúde está disponibilizando o número, 3617-1680.

A doença

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana mas, os morcegos, representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, já que sua presença é diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

Confira os postos fixos de vacinação.aqui





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24731/visualizar/