Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 15 de Outubro de 2016 às 17:12
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

Trinta e um novos policiais vão integrar o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). O reforço faz parte das medidas estratégicas de segurança pública anunciadas pelo governador Pedro Taques.

O aumento de efetivo na fronteira já está garantido para o próximo mês e vai abranger os 983 quilômetros de fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

"Melhorar a estrutura do Gefron é uma promessa de campanha do governador e faz parte da linha estratégica da Secretaria de Estado de Segurança Pública", disse o comandante do Gefron, tenente coronel PM, Jonildo José de Assis.

O número de policiais atuando na fronteira é o maior desde o início das atividades do grupamento, em 2002, afirma o comandante.

"Fui capitão do Gefron e nunca conseguimos passar a marca de 100 homens no Gefron. Hoje com este reforço, estaremos atingindo 135 homens", ressaltou.

Aula inaugural

Destinado a preparar os novos profissionais para as especificidades do trabalho na fronteira, o curso de policiamento na fronteira (CPFron) começou nesta sexta-feira (14.10) e segue até 24 de novembro.

Ao todo, farão parte do curso de policiamento na fronteira 41 policiais, sendo 31 recém formados e 10 que já atuam no grupamento.

O treinamento é constituído de aulas práticas e teóricas, com disciplinas especializadas de fronteira. Na aula inaugural, o primeiro comandante da Tropa, coronel PM Leovaldo Salles, ministrou palestra sobre a história e a atuação do grupamento.

"Hoje o Gefron é uma unidade de referência nacional. Quando implantamos o Gefron, a realidade era outra. As pessoas saíam daqui porque não dava para produzir. Eram roubadas, tinham suas propriedades invadidas. O Gefron mudou esta realidade", disse.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, Rhaygino Setúbal, disse que a chegada de novos policiais ao Gefron representa mais segurança e mais combate ao tráfico de drogas.

"Acreditamos que, reforçando nossas ações na fronteira, teremos uma diminuição da criminalidade em Cuiabá e em todo o Estado", disse.

A solenidade de abertura do curso de policiamento de fronteira foi realizada na Unemat, em Cáceres, e contou com as presenças do comandante do 6º Comando Regional, tenente coronel PM, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, da delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido e do promotor do município, Kledson Dionysio de Oliveira e autoridades locais.

Capacitação

Nesta primeira semana, os alunos terão aulas sobre instruções de campo. Dentre as disciplinas previstas, estão natação utilitária, estímulo do desenvolvimento sensorial de tato, olfato e audição do policial militar, noções de agentes químicos, armadilhas e abrigos improvisados, dentre outras disciplinas.

O coordenador do curso, major PM Luiz Marcelo da Silva, disse que a especialização visa capacitar o policial que vai atuar na fronteira. "Toda unidade especializada tem as suas peculiaridades. O curso vai abordar todo conhecimento específico de fronteira", disse.

A região de fronteira abrange três biomas bem definidos: Pantanal, Cerrado e Amazônia. Conhecer as características de cada cenário é um dos desafios dos novos policiais. "No curso, o aluno terá contato com estes biomas, e vai aprender a sobreviver nestes diferentes terrenos", destacou.

Um dos alunos do curso, o soldado PM Douglas Alfredo da Silva, disse que ser policial era o seu primeiro sonho. Atuar no Gefron é o segundo. "Tudo isso para mim é novo, mas sempre tive vontade de fazer o curso. Estou na expectativa de obter muitos aprendizados", disse.

Investimentos

A política de recuperação da estrutura de Segurança Pública, iniciada na atual gestão, já assegurou vários investimentos ao Gefron. Desde 2015, o Gefron recebeu 30 pistolas calibre ponto 40, modelo 840 P. Foram adquiridas também seis mil munições calibre ponto 40 e 556.

O grupamento ainda passou por renovação total da frota de viaturas, com novas caminhonetes L200, com padrão internacional de identidade visual. O fardamento foi outro investimento realizado na unidade. A nova farda é leve, resistente ao fogo, com grande durabilidade e camuflagem com as características da vegetação da fronteira Brasil-Bolívia.

Gefron

Há 14 anos, o Gefron, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atua no combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes. O Gefron conta com três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento em Porto Esperidião.

Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24738/visualizar/