Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 28 de Março de 2016 às 09:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Com o objetivo de revisar a relação do homem com o meio ambiente, 860 alunos da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho são voluntários em um projeto de produção de mudas nativas e recuperação de mata ciliares. O projeto Jaciara Mata Viva é desenvolvido no município e conta com a participação de alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep) e do Ensino Médio Inovador (EMI).

O projeto desenvolvido desde 2011 é referência na região e recebe estudantes de escolas municipais, estaduais e federais, e outras instituições, como grupos de jovens de igrejas e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Os visitantes procuram o local com interesse em explorar cientificamente o espaço desenvolvido na escola, que funciona como um laboratório vivo.

A ideia do projeto surgiu após a proposição da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) há cinco anos, e desde então é coordenado pelo professor de geografia na unidade escolar e técnico agrícola, Jorge de Moraes Antunes.

De acordo com ele a estrutura do projeto consiste em um viveiro educador dentro da unidade escolar, onde são produzidas mudas nativas do cerrado, com coleta de semente e desenvolvimento das variedades. Essas plantas são utilizadas em áreas degradadas para a recuperação de matas ciliares.

“Diferente do que as pessoas pensam, a nossa prioridade não é o plantio nestas áreas, mas a mudança de postura e comportamento dos estudantes. Incentivando o consumo consciente, preservação e recuperação das matas. Queremos formar jovens conscientes para o mundo e nos consideramos bem-sucedidos ao vermos jovens que descobriram habilidades, e hoje cursam universidade em áreas como engenharia ambiental, após participar no projeto”, comenta o professor.

Interação

Ano passado a escola estabeleceu uma pareceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) que gerou duas publicações sobre o projeto didático. A Oscip Ação Verde também colabora. A logística do plantio é realizada pela Prefeitura de Jaciara, e conta com o apoio técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“É importante falar dos nossos parceiros, para demonstrar que não plantamos árvores de forma aleatória. Desenvolvemos um campo experimental no Rio São Lourenço na recuperação de matas ciliares”, conta Jorge Antunes.

Na última semana, o laboratório vivo da EE Antonio Ferreira recebeu os alunos do 6º ano da Escola Estadual Modelo Santo Antônio, os jovens participaram de uma aula pratica de educação ambiental. “Nessas oportunidades, convidamos os estudantes a refletir sobre a relação com o meio ambiente e o despertar para necessidade de conservação ambiental, mesmo com pequenos gestos”, relata.

Na ocasião, os alunos plantaram no viveiro mudas de oiti (Licania tomentosa) que serão replantadas na EE Santo Antônio, e também participaram do plantio de jacarandá ao lado da nova quadra de areia da Escola Ferreira.

Além disso, o professor e alunos do Projeto Jaciara Mata Viva participaram de um mutirão. No evento, os voluntários doaram mudas nativas e sementes de crotalaria – acredita-se que a planta colabora no combate ao mosquito Aedes aegypti. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2474/visualizar/