Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 17 de Outubro de 2016 às 08:22
Por: Redação TA c/ Portal Brasil

    Imprimir


Foto: Beto Barata/PR
Presidente Michel Temer participa de Sessão Plenária da VIII Cúpula do BRICS
Presidente Michel Temer participa de Sessão Plenária da VIII Cúpula do BRICS

Em discurso durante Sessão Plenária da VIII Cúpula do BRICS, neste domingo (16), em Goa, Índia, o presidente Michel Temer conclamou os países que compõem o grupo a buscar soluções conjuntas para enfrentar os desafios.

“Buscamos soluções que favoreçam o bem-estar de nossas populações. Esta é a vocação do BRICS: comungar esforços para a construção de um mundo mais próspero e mais justo”, ressaltou.

Temer também falou da primeira década de conquistas do BRICS, em que o grupo se solidificou como representante de economias dinâmicas. Citou o Novo Banco de Desenvolvimento e o Arranjo Contingente de Reservas como principais realizações. Apontou também que um dos focos prioritários do grupo deve ser a consolidação do Banco. “Temos a confiança de que o Novo Banco de Desenvolvimento seguirá no caminho certo. Promoverá o desenvolvimento sustentável e se firmará como ator-chave entre as instituições financeiras internacionais”, disse o presidente.

Em seu discurso, falou sobre as medidas que o governo federal está tomando para recuperar o crescimento e gerar empregos; aprimorar marcos regulatórios; e reforçar a segurança jurídica para novos investimentos. “A parceria entre os [países do] BRICS poderá fomentar a interação entre nossos empresários e criar maior integração entre nossas economias”, acrescentou.

Defendeu que barreiras sanitárias e fitossanitárias não sejam utilizadas para fins protecionistas. “No domínio comercial, podemos avançar na remoção de barreiras não tarifárias, como a simplificação de procedimentos aduaneiros e o reconhecimento mútuo de padrões e certificados. A assinatura, nesta Cúpula, de acordo aduaneiro entre os [países do] BRICS abre possibilidades de maior coordenação entre nossas autoridades portuárias e alfandegárias”, afirmou Temer.

Temer também ressaltou a importância de ampliar parcerias conjuntas nas áreas de Saúde, Educação, Social, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. “Estou certo, certíssimo, de que sairemos de Goa havendo renovado o nosso compromisso com o BRICS. Uma parceria que queremos sempre afinada com as prioridades de nossas sociedades”, concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24748/visualizar/