Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 18 de Outubro de 2016 às 07:33
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Editoria de Arte: Cláudio Castro

O candidato peemedebista Emanuel Pinheiro, embora lidere nas intenções de voto, começa a sofrer o desgaste do embate eleitoral.

Pinheiro fechou o primeiro turno das eleições com uma rejeição de 10 pontos percentuais contra 43 pontos do candidato tucano Wilson Santos, segundo pesquisa realizada nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.(registro no TRE sob o número MT 02952/2016).

Agora, neste levantamento, o candidato do PMDB já amarga uma rejeição de 30% - veja o gráfico -, enquanto o tucano permanece com o mesmo percentual. Pinheiro triplicou seu índice de rejeição.

O Gazeta Dados procurou identificar entre os eleitores pesquisados as razões da rejeição dos dois candidatos.

Wilson Santos tem como primeira razão o fato de ter deixado a Prefeitura para disputar o Governo, nas eleições de 2010. O segundo motivo apontado pelos eleitores pesquisados é “já ter sido prefeito”.

Emanuel Pinheiro tem contra si o fato de ser muito inexperiente, de acordo com 22% dos entrevistados.

A segunda razão da rejeição do candidato do PMDB é, segundo os eleitores, ter um “plano de governo ruim, sem propostas para Cuiabá”.

Wilson Santos sofre com o desagravo de quem afirma ser ele aliado da “administração que arruinou o Estado”, com a imagem de “ficha suja” apontada por 10% dos entrevistados e a antipatia de outros 9%.

Para 8% dos eleitores, Wilson não cumpre promessas e 7% deles não confiam no candidato tucano.

O peemedebista Emanuel Pinheiro não tem a simpatia de 10% dos entrevistados. Para outros 10%, o candidato é corrupto ou tem ficha suja.

Os apoios e a coligação de Emanuel Pinheiro, que é do partido do ex-governador Silval Barbosa, tem a rejeição de 10%. Entre os entrevistados, 8% não confiam em Emanuel e 6% apontam ser ele “aliado da administração que arruinou o Estado”.

O crescimento da rejeição de Emanuel Pinheiro contra a estabilização da rejeição de Wilson Santos sinaliza dificuldades para o peemedebista nestas duas semanas que faltam para o pleito, principalmente porque a diferença entre os dois candidatos na leitura da estimulada e dos votos válidos de 11% e 14%, respectivamente, apontam que basta o candidato tucano crescer algo em torno de 7 pontos percentuais que a eleição estará empatada.

Resta saber o que falará mais alto aos eleitores na hora do voto: a frustração por Wilson ter deixado a prefeitura antes de terminar o mandato, ou a inexperiência administrativa de Emanuel Pinheiro.

Expectativa do eleitor - A pesquisa Gazeta Dados procurou saber dos eleitores, independentemente do voto de cada um, quem será o vencedor dessas eleições. O resultado mostra que há uma expectativa de disputa acirrada entre os candidatos.

Para 45% dos entrevistados desta rodada, Emanuel Pinheiro vai ganhar as eleições, enquanto que para 42% o vitorioso será Wilson Santos. Dos entrevistados, 1% não quis opinar e 13% não souberam ou não responderam.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24770/visualizar/