Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 20 de Outubro de 2016 às 17:15
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sema-MT
Os candidatos às vagas devem ser alfabetizados, ter experiência como catador de materiais recicláveis, entre outras exigências
Os candidatos às vagas devem ser alfabetizados, ter experiência como catador de materiais recicláveis, entre outras exigências

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio do projeto MT Pró-Catador, abre processo seletivo para contração de seis catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop.

Conforme o gerente de gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Ricardo Carneiro, será selecionado apenas um catador por polo para ocupar o cargo de agente de desenvolvimento econômico solidário. O contrato começa a partir de 1º de dezembro deste ano e terá a duração de 11 meses. A remuneração é de R$ 1.320.

O processo seletivo será realizado pela empresa Mariana Assistência Empresarial, contratada pelo projeto. As entrevistas iniciarão na próxima segunda-feira (24.10), das 8h às 12h, na sede da Sema, localizada na Av. das Palmeiras, nº 889, em Sinop. Os interessados nas vagas para o polo de Cuiabá e Várzea Grande devem comparecer entre as 8h e 12h, do dia 28 de outubro, no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, situado na Av. do CPA.

Já os catadores de Rondonópolis e municípios adjacentes precisam ir, no mesmo horário, no dia 31 de outubro, até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luz D’Yara, localizado na Av. Emanuel Pinheiro, nº 2.837. Na região de Tangará da Serra, a seletiva também será das 8h às 12h, no dia 4 de novembro, na sede da Sema, na Rua São Paulo, nº 187, Bairro Centro. Os catadores de Cáceres ou cidades vizinhas devem procurar a sede do órgão ambiental, situada na Av. Talha Mares, nº 449, Bairro Vila Mariana. O horário é o mesmo cita nos demais processos seletivos.

Para o gerente da Sema, esta contratação é importante porque os selecionados ajudarão na mobilização dos catadores em cada região, com o objetivo de fortalecer a política de resíduo sólido no estado. “O catador viajará para as cidades do território para fazer a sensibilização de catadores em cada região, identificando associações, cooperativas e grupos de pessoas que trabalham de forma organizada, ou pretendem, para associar-se a cooperativas já existentes ou criar novas cooperativas”.

Requisitos

Os candidatos às vagas precisam portar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço. Também devem ser alfabetizados, ter experiência como catador de materiais recicláveis e não ter nenhum outro vínculo empregatício, além de ser brasileiro ou naturalizado, ter disponibilidade para viajar para as regiões polos do seu município, ser pró-ativo e dinâmico.

MT Pró-Catador

Com investimentos de R$ 2,7 milhões do Governo Federal, a Sema tem o desafio de fazer a inclusão social de 1,5 mil catadores de lixo das cinco principais regiões do estado: Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop. A proposta é readequar os espaços que hoje servem como ‘lixões’, capacitar e promover a inclusão social das famílias. O projeto é um convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem apoio das secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), de Saúde (SES-MT) e de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24836/visualizar/