Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 20 de Outubro de 2016 às 20:25
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que os parques urbanos de Cuiabá, Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, já estão funcionando em novo horário por causa do horário de verão. O novo funcionamento começa das 6 horas e vai até as 19 horas.

Com essa mudança, o gerente do parque Mãe Bonifácia, Celso Benedito Pinheiro, acredita que o número de pessoas tende a aumentar, principalmente no período da tarde. “Aquelas pessoas que terminam o expediente às 17h ou até mesmo às 18h poderão, sem problemas, finalizar o dia com uma caminhada na unidade mais próxima”.

O gerente do parque Massairo Okamura, Luís Nelson da Silva, reforça que a população é a principal beneficiada com essa mudança, pois terá mais tempo para ficar próximo da natureza, o que gera mais qualidade de vida. “Com esse calor, é importante o contato com a natureza. Nós recomendamos que após o trabalho os pais peguem seus filhos na escola e vão passear em algum dos parques. Além de se distrair dos problemas, a família poderá se divertir”.

Cuidados

Apesar de serem muito visitados, os parques trazem vários indicadores de conservação, como uma fauna associada, espécies raras e árvores quase centenárias. Pensando nisso, uma série de regras precisam ser seguidas para que o ambiente continue cumprindo o seu papel biológico e social, entre elas, está a restrição quanto aos animais domésticos, por oferecerem risco à fauna local.

Outro ponto importante: os animais não devem ser alimentados. Isso vale para os macacos, por exemplo, que não podem ingerir alimentos destinados a humanos. Com relação às famílias com crianças, a Sema orienta que precisam supervisionar seus filhos, pois o espaço dos parques oferece diversos riscos, como galhos secos e pontiagudos, pedras, buracos, animais silvestres e outras situações que podem levar a quedas e ferimentos. Isso vale para as trilhas, o parquinho e os banheiros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24842/visualizar/