Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 21 de Outubro de 2016 às 07:49
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto SECOM/VG
A Vigilância Epidemiológica dará inicio já na próxima semana as ações de prevenção, controle e combate ao vetor
A Vigilância Epidemiológica dará inicio já na próxima semana as ações de prevenção, controle e combate ao vetor

Com a aproximação do período chuvoso é preciso redobrar os cuidados com a saúde principalmente contra a dengue, zika vírus e chikungunya. Com o acúmulo de água ou após o contato com água o período chuvoso favorece a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegipty principal transmissor dessas doenças. A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica dará início já na próxima semana as ações de prevenção, controle e combate ao vetor.

Segundo dados do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan), Várzea Grande registrou a notificação de 619 casos de dengue, 1.316 de zika vírus e 1 de chikungunya.

Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde, Juliano Melo durante o Verão as chances de proliferação do mosquito Aedes aumentam, devido às chuvas e as temperaturas elevadas. A intensificação dos trabalhos deve ser iniciada, logo após a realização do Levantamento Rápido por Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) no município, que aponta o quadro real de risco de infestação por região da cidade.

O superintendente disse ainda que no ano de 2015 a prefeitura de Várzea Grande chegou a deflagrar um Plano de Contingenciamento contra o Aedes que resultou na redução de ocorrências de notificações sobre as doenças (dengue, zika vírus e chikungunya). A expectativa é de redução ainda mais nas notificações em 2016 com o novo Lira.

Juliano explica que na escala do Ministério da Saúde que mede o índice de infestação do mosquito, o índice de 0,9% é o estado satisfatório, de 1% a 3,9% o estado é de alerta e que acima de 3,9% o estado é de risco de surto das doenças.

“Estamos entrando no período crítico no que se refere ao foco do mosquito. A temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e o período de férias, podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão do Aedes Aegypti. Por isso, é muito importante que a população siga algumas recomendações”, diz o superintendente.

Juliano informa também que somente a partir do levantamento é possível identificar o mapa das regiões mais críticas do município. “O combate envolverá aplicação de fumacê, eliminação e tratamento dos focos do mosquito. Serão realizadas todas as ações necessárias para a prevenção de possíveis infestações do mosquito”, explicou Juliano.

Dicas de Prevenção:

Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24850/visualizar/