Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 23 de Março de 2016 às 14:28
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Mais de uma tonelada de pescado irregular foi apreendida na segunda fase da operação Over Fishing, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente, da Polícia Judiciária Civil, na terça-feira (23.03), dentro da operação Carga Máxima, de combate a criminalidade em Mato Grosso.

Em ações realizadas na terça e quarta-feira (22 e 23.03), duas pessoas foram flagradas com as cargas de peixe em situação irregular e irão responder pelo crime de transporte irregular de pescado.

A primeira apreensão, de uma carreta com carga de aproximadamente 1.200 quilos de pescado da espécie tabatinga, aconteceu no na terça-feira (22), no bairro Grande Terceiro, na Capital. Abordado pela equipe de policiais da Dema, o motorista do veículo, Armando Nazareno Leite de Oliveira, 49 anos, apresentou uma autorização de pesca falsa.

Questionado, o suspeito alegou que havia comprado o pescado no Mercado Municipal de Cuiabá (Feira do Porto). Ele foi conduzido à Dema e responderá pelos crimes de transporte de pescado irregular, previsto no artigo 34 da lei de Crimes Ambientais e falsidade ideológica, de acordo com Código Penal.

Na manhã desta quarta-feira (23), quase 200 quilos de peixe, sendo 136,4 de tambacu e 44,4 de matrinxã foram apreendidos na Avenida Miguel Sutil. O suspeito, Márcio Fábio Correa, 38, foi abordado pela equipe de investigadores da Dema e em seu veículo foi encontrada uma caixa de gelo com os espécimes.

O suspeito não apresentou nenhuma guia de transporte de pescado, nem documento de habilitação e identificação pessoal. A carga e o veículo foram apreendidos e o suspeito encaminhado à Dema.

Segundo o delegado Gianmarco Paccola Capoani, nos dois casos o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente serão comunicados para a tomada das providências administrativas, como lavratura de auto de infração e eventualmente suspensão do empreendimento.

As investigações continuam com o fim de identificar novos envolvidos com transações ilegais com pescado. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2503/visualizar/