Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 29 de Outubro de 2016 às 15:32
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Alair Ribeiro/TRE-MT

A Comissão da Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sorteou na manhã deste sábado duas urnas eletrônicas, uma da 55ª Zona Eleitoral e outra da 51ª Zona Eleitoral, para passarem por auditoria.

As urnas sorteadas serão utilizadas na votação paralela que acontece no domingo de eleição. As urnas sorteadas já haviam passado pelo processo de preparação para o pleito, como o cadastro de dados dos eleitores e candidatos, bem como informações de aplicativos e softwares que são necessários para a votação e apuração dos votos.

A votação paralela acontece no mesmo dia e horário da votação oficial. A auditoria das urnas eletrônicas por meio da votação paralela é acompanhada por representantes partidários, representantes da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Qualquer cidadão pode acompanhar os procedimentos da votação paralela, que neste domingo acontecerá na Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE-MT.

A votação paralela certifica a credibilidade e confiabilidade do processo eletrônico de votação. Por meio deste procedimento algumas já prontas para a votação são submetidas à auditoria. Após serem levadas para a auditoria, elas são substituídas por urnas de contingência.

entenda como funciona a votação paralela

Na votação paralela, os representantes dos partidos políticos trazem cédulas de papel que são preenchidas com nomes dos candidatos oficiais. Estas cédulas são adicionadas em uma urna de lona.

Em cerimônia filmada, esta urna é aberta e os votos são retirados, lidos e inseridos no computador. Na sequência, a Comissão de Votação Paralela imprime duas vias de cada voto, na qual uma via é anexada à cédula em papel e a outra é utilizada para a votação na urna eletrônica.

A votação Paralela encerra-se às 17h, no mesmo horário que a eleição oficial. Assim que finalizar a votação, o sistema imprime relatórios de comparativos com o sistema de votação paralela, para conferir os resultados. As informações impressas no boletim das urnas eletrônicas usadas na votação paralela serão comparadas com a lista de votação, para confirmar se o que foi digitado é idêntico aos votos das cédulas de papel.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25102/visualizar/