Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 31 de Outubro de 2016 às 00:21
Por: Do G1, em Mato Grosso

    Imprimir


Foto: André Souza/ G1
Emanuel Pinheiro (PMDB), após o resultado da eleição
Emanuel Pinheiro (PMDB), após o resultado da eleição

Eleito prefeito de Cuiabá neste domingo (30), Emanuel Pinheiro (PMDB) comemorou a vitória e disse que não irá decepcionar a população da sua cidade natal. O cuiabano, de 51 anos, declarou que já esperava ganhar e que o resultado das eleições demonstra a confiança que a população tem em seu plano de governo.

Emanuel recebeu 157.877 votos, o que corresponde a 60,41% dos votos válidos. Ele derrotou o ex-deputado estadual Wilson Santos, que teve 103.483 votos.

Acompanhado da mulher e de apoiadores de campanha, Emanuel Pinheiro foi até o Centro de Eventos do Pantanal, local da apuração dos votos, para celebrar o resultado. “Com toda modéstia, as pesquisas de opinião pública já indicavam a minha vitória. A gente já imaginava que a diferença seria essa. Isso demonstra que a população entendeu o ideal da nossa candidatura”, declarou.

Segundo o prefeito eleito, entre as prioridades da nova gestão estão o cumprimento do plano de governo. “Vamos implantar o programa de horas estendidas nas creches de Cuiabá, vamos baixar um decreto alterando o horário de trabalho dos servidores que têm filhos especiais em casa”, afirmou. Além disso, de acordo com Emanuel, uma licitação para o transporte público também deve ser priorizada.

Sobre a relação com o governo do estado, já que o governador Pedro Taques (PSDB) apoiou o seu adversário, Emanuel afirmou que pretende estabelecer uma relação institucional com o governador. “Cuiabá merece isso. Eu devo me encontrar com ele para estabelecer metas para a capital”, disse.

Emanuel disse que após o resultado da eleição recebeu uma ligação do atual prefeito, Mauro Mendes (PSB), que se colocou à disposição para iniciar a transição de governo. O prefeito eleito, no entanto, declarou que ainda não escolheu os nomes para o comando das secretarias.

Em nota, Wilson Santos agradeceu os votos que recebeu e afirmou que sai dessa eleição fortalecido. “Esses votos demonstram que uma parcela considerável da população compreendeu nossas propostas e avalizou nosso projeto político. Saberei honrar cada um desses votos", diz trecho da nota.

Carreira

Filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Maria Helena de Freitas Pinheiro, Emanuel nasceu em Cuiabá em 12 de abril de 1965. Aos 18 anos, Emanuel entrou para a Faculdade de Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Formou-se em bacharel em 1988.

Aos 23 anos iniciou a carreira política, sendo eleito vereador de Cuiabá com 1.043 votos. Em 1994, foi eleito deputado estadual e, em 1998, foi reeleito para cargo. Aos 38 anos foi professor de direito constitucional em uma universidade de Cuiabá. Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Em 2010 e 2014 foi eleito para o cargo de deputado estadual.

Números finais da apuração em Cuiabá:

Emanuel Pinheiro (PMDB): 157.877 votos (60,41%)

Wilson Santos (PSDB): 103.483 votos (39,59%)

Votos em branco: 12.909 (4,15%)

Votos nulos: 36.594 (11,77%)

Abstenções: 104.235 (25,11%)





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25108/visualizar/