Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 31 de Outubro de 2016 às 19:07
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: Divulgação
As entidades lançaram a cartilha ‘Alerta contra o crime’, que traz dicas para prevenir as situações de risco
As entidades lançaram a cartilha ‘Alerta contra o crime’, que traz dicas para prevenir as situações de risco

A prefeitura municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso ratificaram a parceria na prestação de serviços à população varzea-grandende, durante o lançamento da ‘Campanha de Conscientização da População Contra o Crime’, que tem como objetivo ampliar a sensação de segurança das pessoas, especialmente durante o período do final de ano, quando o volume pessoas em compras aumenta consideravelmente.

Para contar com a ajuda da população, as entidades lançaram a cartilha ‘Alerta contra o crime’, que traz dicas para prevenir as situações de risco como na hora de sacar dinheiro em terminais de autoatendimento, nas ruas, em casa, evitar distrações ao celular e na utilização do transporte público. As informações estão disponíveis também na Fanpage da Polícia Militar. O comandante do 2º Comando Regional, o coronel da Polícia Militar, Alessandro Ferreira da Silva, destaca que nenhuma dica é mais valiosa do que a de não reagir. “Em caso de assaltos, ou mesmo tentativas, o cidadão nunca deve reagir”.

O secretário municipal de Defesa Social, o coronel Alexander Torres Maia, lembrou que a parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar foi intensificada em abril e desde então, a prefeitura municipal de Várzea Grande está colaborando com Estado, ao integrar as Forças de Segurança local. “Para ampliar a sensação de segurança da população várzea-grandense estamos disponibilizando um efetivo de 154 Guardas Municipais, sete viaturas e quatro motos.

É um regime especial de trabalho que será realizado de maneira mais ostensiva com a chegada do final do ano”. O secretário lembrou que a prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou o calendário de pagamento das três folhas de salários até o final de 2016, numa soma total de mais de R$ 84 milhões. “É um giro imenso de dinheiro na nossa economia e por isso a segurança, nesta época em especial, depende também, do cidadão”.

A campanha foi lançada na última sexta-feira (28), na Praça Aquidaban, contou com a participação do comandante do 2º Comando Regional, o coronel da Polícia Militar, Alessandro Ferreira da Silva e o comandante do 4º Batalhão, coronel Januário Edwiges Batista.

DICAS – O guia de segurança chama à atenção para que as pessoas tenham o cuidado de guardar o dinheiro em local discreto após o saque. Nunca contar as cédulas em local público. Idosos nunca devem andar desacompanhados no dia de receber o benefício do INSS.

Evitar deixar o veículo estacionado na rua nas madrugadas e não deixá-lo em locais desertos e pouca iluminação. Outra medida importante é não deixar pacotes, sacolas, bolsas, pastas e mochilas guardados e aparentes dentro dos veículos.

Outro momento de muita vulnerabilidade é quando se está falando ou mexendo no celular. Evitar deixar o aparelho sobre mesas e balcões de bares, lojas e restaurantes. O guia orienta ainda para que o usuário saiba o número de série do aparelho, que vem impresso na nota fiscal e sempre está visível abaixo do local da bateria. Ter a posse desse número ajuda e muito, na recuperação do aparelho em casos de roubos e furtos. Outra forma de obter o número de série é digitando *#06# que o número de série vai aparecer no visor e poderá ser anotado e guardado com segurança.

Em casa, uma forma de dificultar a ação de ladrões é instalar grades, janelas, trancas e alarmes. Em caso de viagem, pedir sempre para um vizinho de confiança juntar a correspondência para não acumular e sempre que vir uma atitude suspeita, acionar imediatamente a polícia.

Além do 190, outros contatos são importantes e fazem parte do Guia, como o disque denúncia 0800-65-3959, 2ª Companhia – Imperial 3901-8293, 3ª Companhia – São Mateus – 3694-1318.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25134/visualizar/