Secretaria Nacional de Segurança Pública abre inscrições para 72 cursos à distância
Servidores da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do Estado tem até o dia 1º de setembro para se inscrever nos 72 cursos a distância disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Ao todo, são 180 mil vagas para todo o país, em cursos de 40 ou 60 horas/aula.
O coordenador do EAD da Secretaria de Estado de Segurança Pública, tenente coronel PM Júlio Martins de Carvalho, lembrou que as vagas são limitadas e podem se esgotar antes do fim do período de inscrição.
“Os interessados devem procurar se inscrever o quanto antes. A busca pela capacitação faz bem à instituição, ao servidor e à sociedade”, ressaltou.
Mato Grosso é o estado brasileiro com o maior número de profissionais de Segurança Pública matriculados na Rede de Ensino a Distância.
No ciclo anterior de cursos da Senasp, o Estado registrou 8.803 matrículas, número superior ao verificado em Goiás (8.619), Minas Gerais (7.666) e São Paulo (7.351).
Para Martins, o objetivo é continuar a ocupar os primeiros postos do ranking. “Vamos continuar ampliando o número de inscritos. Muitos procuram a capacitação para ascensão no cargo”, ressalta.
Outras informações podem ser obtidas acessando o endereço http://ead.senasp.gov.br ou pelo telefone 3613-8845, em horário comercial
Rede EAD Senasp
A rede EAD da Senasp foi criada pelo Governo Federal em 2005 e tem o objetivo de viabilizar acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada aos profissionais da Segurança Pública.
As capacitações são oferecidas exclusivamente para profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Prisional de todo o País. As matrículas são validadas após comprovação do vínculo funcional do profissional junto à instituição.
A realização dos cursos é resultado de acordos de cooperação federativa firmados entre o Ministério da Justiça e os governos estaduais e municipais.
As aulas são disponibilizadas pela internet, permitindo que o aluno possa estudar o conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora. Os cursos são ofertados por ciclos - cada aluno pode fazer até dois cursos por ciclo.
O aluno tem a opção de estudar em casa ou em telecentros, equipados com computadores com acesso à internet e que permitem que os alunos acompanhem os conteúdos disponibilizados na plataforma de educação à distância.
Em Mato Grosso, os telecentros estão instalados em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Barra do Garças e Cáceres. Na Capital, funcionam no Comando geral da Polícia Militar, Escola de Formação de Soldados (Esfap) e na Academia da Polícia Civil.