Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 04 de Novembro de 2016 às 07:47
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Equipes da Vigilância em Saúde de Cuiabá estarão mobilizadas durante todos os onze dias que durar os 64º Jogos Universitários Brasileiros, que foram abertos oficialmente na quarta-feira (2). Nesta primeira semana, os jogos estarão concentrados no complexo esportivo da Arena Pantanal, depois se espalham por 17 praças esportivas.

Ao todo estarão em Cuiabá 4.500 atletas de 26 Estados e do Distrito Federal, competindo em 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Para atender à competição sem sobrecarregar a rede de atenção tradicional foi montada uma logística de assistência, baseada no know-how adquirido pela Saúde do município e do Estado, com foco na logística e comunicação precisas, assistência no local e unidades de saúde, explicou o coordenador médico local, Fabio Liberali Weissheimer .

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) Sul, localizadas nos bairros Morada do Ouro II e Norte, no bairro Pascoal Ramos, Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, Policlínica do Verdão, Hospital Municipal São Benedito e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, são as unidades referencia durante o evento esportivo.

Na Arena Pantanal haverá um posto médico avançado e nos demais locais de provas, equipes de socorristas formadas por voluntários, acadêmicos do ultimo ano dos cursos de fisioterapia, enfermagem e medicina.

Em relação à Vigilância em Saúde seis equipes da Sanitária e Epidemiológica, estarão monitorando desde a manipulação de alimentos, lanchonetes até as unidades de saúde. “Todas as estruturas e também as 10 ambulâncias, duas delas avançadas, já receberam uma primeira fiscalização. Ao longo dos jogos as equipes estarão monitorando todas as atividades”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde de Cuiabá, Silvana Miranda.

Também estarão acompanhando os jogos, os profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A unidade é a responsável pela captação de notificações, manejo e análise de dados e informações estratégicas e monitoramento das emergências epidemiológicas de relevância nacional e apoio na resposta, dos serviços de vigilância em saúde, às emergências epidemiológicas.

“As ações de prevenção realizadas em conjunto pelas equipes das Vigilâncias e da Assistência, são fundamentais para o sucesso do JUB’s. Todo esse conhecimento e logística já foram testados em outros grandes eventos de massa e, em razão disso, Cuiabá foi escolhida para mais esse grande momento esportivo”.

JUB’s

A 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros ( JUBs) acontece em Cuiabá entre os dias s 02 e 13 de novembro. É o maior evento esportivo universitário do país. Além das modalidades mais conhecidas como badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades como o futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação e tênis de mesa paralímpicos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25212/visualizar/