Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Terça - 08 de Novembro de 2016 às 12:58
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Marcos Vergueiro

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde, referência no tratamento e acompanhamento dos pacientes soropositivos em Cuiabá acaba de adquirir uma ambulância. O veículo comprado com recursos próprios do Programa IST/Aids - Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) , do Ministério da Saúde, vai trazer conforto aos pacientes e mais agilidade no serviço.

A sede do serviço municipal fica localizada no bairro Grande Terceiro e conta com uma equipe multiprofissional formada por 48 profissionais entre médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, nutricionistas e farmacêuticos. A unidade atende hoje aproximadamente 3.232 pacientes cadastrados.

“O SAE não possuía uma ambulância. Quando precisávamos transportar um paciente recorríamos ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá ou a UPA”, explicou a coordenadora do SAE, Suellen Cristina Rosa dos Santos.

Segundo a coordenadora, a ambulância é fundamental no trabalho desenvolvido pelos profissionais da unidade pois o SAE realiza o transporte de pacientes que chegam na Instituição necessitando de cuidados imediatos transportando-os até as Policlínicas ou Hospital Pronto-Socorro de Cuiabá, além de prestar suporte para esse paciente em suas casas, io quando acamados.

“Houve a necessidade de adquirirmos uma ambulância para já que muitas vezes precisamos transportar pacientes de suas casas para fazer exames e até mesmo tomar medicação quando se encontram debilitados. A ambulância vai fazer uma grande diferença no atendimentos desses pacientes”, reafirmou Suellen Cristina.

Os recursos do Programa IST/Aids, do MS, são destinados a todas as ações desenvolvidas em Cuiabá desde a capacitação dos profissionais até a aquisição de material permanente, leite especial consumido pelas crianças atendidas e, outros.

Uma parte desse recurso será utilizado para a reforma da unidade. “Uma parte do projeto já esta pronto estamos agora na fase de elaboração do projeto arquitetônico e hidráulico e, assim que for concluído, estaremos dando inicio ao processo de licitação da obra que deve ter inicio no ano que vem”, explicou a coordenadora.

O SAE realiza atendimentos e procedimentos, incluindo consultas especializadas, exames, palestras e demais atividades assistenciais.

De acordo com dados do SAE no mês de outubro foram realizados 648 testes rápidos, sendo 36 casos novos para HIV. No ultimo mês houve 1.471 retiradas de TARV (terapia antirretroviral).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25322/visualizar/