Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 09 de Novembro de 2016 às 08:28
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT/Rafaella Zanol

O primeiro dia da Caravana da Transformação do Governo de Mato Grosso em Canarana (823 km ao Leste de Cuiabá) terminou com 817 atendimentos, número acima da expectativa. Na terça-feira (08.11) foram constatados 482 casos de catarata, 33 casos de pterígio e 53 casos de necessidade de yag laser para correção de lentes.

No total, a Caravana da Transformação realizou em seu primeiro dia 3.109 procedimentos, contando todos os exames feitos por cada paciente. Todos os casos que precisam de cirurgias serão atendidos novamente a partir de quinta-feira (10.11).

Os pacientes que tiveram constatada a necessidade de cirurgia já realizaram o agendamento, com o dia e a hora em que o procedimento será realizado. Além disso, receberam todos os cuidados que antecipam a realização da intervenção. Com a orientação dos profissionais da empresa 20/20, contratada para os atendimentos, o paciente vai pra casa sabendo quais são os próximos passos.

Uma das pessoas que buscaram atendimento logo no primeiro dia foi Alessandra Ferreira, de Canarana. Ela chegou cedo e foi diagnosticada com pterígio. Manicure, ela conta que sua vida vai mudar a partir de agora. “Já vou fazer minha cirurgia na sexta-feira (11.11), ao meio-dia. Vou voltar a enxergar direito, esse problema atrapalha um pouquinho”, comentou.

Segundo o secretário de Estado de Governo, José Arlindo de Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação, nesta quarta-feira os atendimentos continuam sendo apenas para o município de Canarana. Na próxima quinta-feira (10.11) os atendimentos serão abertos aos municípios vizinhos.

Para atender os outros municípios do Araguaia, o Governo de Mato Grosso conta com a parceria da Prefeitura de Canarana, já que a distância de alguns municípios impede o deslocamento diário. Por isso, quem vem de outras cidades ficará em alojamentos montados em escolas do município.

Os números do primeiro dia também foram comemorados pelo coordenador de saúde da Caravana, Werley Peres. Ele lembra que foram quase mil pessoas atendidas em oftalmologia e odontologia no primeiro dia da iniciativa. “Foi um sucesso esse primeiro dia, com quase 500 indicações de cirurgias de catarata, ou seja, estamos atingindo o nosso público-alvo, atendendo aquela população que precisa mais”, disse.

Além dos atendimentos em saúde, a Caravana da Transformação também contempla ações de cidadania, que nesta edição serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sine, entre outros benefícios.

Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25345/visualizar/