Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 09 de Novembro de 2016 às 09:28
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Marcos Vergueiro

A II Semana de Práticas Integrativas e Complementares do SUS começou na terça-feira (8) com várias atividades no Horto Florestal Tote Garcia. Durante a manhã, servidores da Saúde e comunidade participaram das atividades e conheceram um pouco mais sobre a Unidade, inaugurada pelo secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior.

A Unidade de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) começou a ser implementada no ano passado. Hoje atende servidores e usuários do SUS encaminhados por profissionais das unidades de Saúde de Cuiabá, além da comunidade.

O secretário Ary Soares destacou que a vocação e o objetivo da Unidade é a de criar nas pessoas uma noção de vida saudável para compor com a Atenção Básica uma rede mais completa de atendimento à população.

“Não poderíamos ter um lugar melhor que o Horto Florestal para abrigar a Unidade de Práticas Integrativas e Complementares com o atendimento que já é realizado aqui por uma equipe multidisciplinar visando à atenção básica, a prevenção, a qualidade de vida”, destacou o Secretário.

A segunda edição do evento pretende justamente dar maior visibilidade às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a unidade que está sendo implementada para se tornar uma referência no atendimento nesse segmento.

Após a abertura oficial, com a exibição de um mini documentário sobre a unidade e os serviços prestados por ela, o Coral Mato Grosso, coordenado pela psicopedagoga e musicoterapeuta Sônia Mazetto, fez uma apresentação.

Durante toda a semana várias atividades estarão sendo desenvolvidas como trilha guiada, aplicação de Reiki, Auriculoterapia, Massagem Quick, Benzeção, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Biodança, Reflexologia Podal e ainda orientações e informações sobre Plantas Medicinais, Nutrição Funcional e outros.

Dentro da programação da Semana, quem for ao Horto Florestal poderá ainda participar de Seminário sobre Fitoremediação, processo que utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério, como o zinco, o cobre e o magnésio, com a especialista e professora Dra. Rosângela Studart.

Programação

Nesta quarta-feira (08), as atividades começam às 08h30 com atendimento aos visitantes. Às 9h acontece uma aula prática de Yoga com a facilitadora Rita de Cássia. Logo depois, às 10h, acontece uma Vivência de Biodança, com a facilitadora Sibele Lemes e logo após, às 11h, o Seminário de Fitoremediação.

Na parte da tarde, às 15h30, será feita uma Prática de Meditação com o colaborador Luiz Edmundo.

Unidade de Práticas Integrativas

A Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS) está sendo implementada desde o ano passado, com o objetivo de atender neste primeiro momento aos trabalhadores do município, em especial os servidores da saúde, e pacientes do SUS encaminhados para esses tratamentos. A Unidade tem ainda como vocação a formação de profissionais.

As práticas integrativas e complementares em saúde são sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, também chamados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).

A II Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde conta com o apoio de vários parceiros, entre eles a Secretaria de Meio Ambiente do Município, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Associação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS), Sindicato dos Terapeutas Holísticos, além dos profissionais que desenvolvem as práticas integrativas.

Em Cuiabá, técnicos da saúde de gestores estão concluindo a minuta da Política das Práticas Integrativas e Complementares que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal de Cuiabá.

Confira a Programação completa da II Semana de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25349/visualizar/