Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 09 de Novembro de 2016 às 13:10
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT/Junior Silgueiro

No primeiro dia da terceira edição da Caravana da Transformação, realizada em Canarana (823 km ao Leste de Cuiabá) foram identificados 33 casos de pterígio. A doença, que pode ser hereditária, ou decorrente de uma irritação ocular, provoca o crescimento da carne nos cantos dos olhos e pode afetar a visão.

Entre os pacientes diagnosticados, estão jovens que buscam uma solução para o problema. É o caso de Naryone Andara, de 28 anos. Ele conta que o problema apareceu na adolescência, tendo os primeiros sinais aos 15 anos de idade. Entretanto, o pterígio não lhe causava grandes transtornos. Mas, segundo ele, com o passar do tempo a “carne no olho” foi aumentando e passou a irritar.

“Eu descobri que tinha através da minha mãe, ela também tem, fez cirurgia há um tempo, mas agora voltou. Desde os 15 anos eu percebi uma certa descoloração no olho, foi ficando mais claro em uma pontinha e dava para perceber em fotos. Mas, não tinha me atrapalhado, já tinha consultado com oftalmologista e não havia sofrido nada, só que agora minha vista esquerda começou a embaçar por causa do problema, por isso busquei a cirurgia”, disse.

Nayrone conta que acompanhou as duas edições anteriores da Caravana da Transformação pelo Facebook e ressalta que ficou muito feliz quando viu uma publicação na página do governador Pedro Taques anunciando que a terceira edição contemplaria o Araguaia e seria realizada em Canarana, sua cidade.

Já Cleiton Lima, de 20 anos, também morador de Canarana, conta que percebeu a mancha no olho recentemente, buscou consulta com o oftalmologista que lhe deu encaminhamento para ser atendido na Caravana da Transformação. “Percebi porque começou a coçar meu olho, fui ao médico e ele me disse que era pterígio”, disse.

Prevenção

Conforme o médico oftalmologista Fábio José Gazaffi, que atende nesta edição da Caravana da Transformação, o pterígio pode ser evitado ou ter seu efeito retardado com o simples cuidado de não expor os olhos a radiação solar, com o uso constante de óculos escuro.

“A melhor forma de se evitar é com o uso de óculos com proteção solar. Muitas pessoas pensam que o uso dos óculos é só por uma questão de estética, mas não. O uso de óculos é fundamental para evitar lesões na córnea, como nos casos de pterígio, evita o seu crescimento e na questão alteração do fundo de olho”, explica.

Segundo o médico, isso acontece porque o sol acelera o processo de envelhecimento precoce da retina. Além disso, o doutor destaca a necessidade de buscar óculos com a proteção específica dos raios solares, primando sempre por um produto de qualidade.

“A pessoa passa a ter prejuízo na visão mais cedo do que ocorreria normalmente. O sol também estimula o aparecimento de catarata. Uma pessoal de 50 anos, por exemplo, não seria comum ter catarata. Porém, acontece porque muitas vezes ele passou a vida toda trabalhando se expondo ao sol e sem a proteção, ocorre o envelhecimento do olho e a opacificação. Óculos de sol com qualidade são muito importantes e é isso que buscamos orientar aos nossos pacientes", completou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25359/visualizar/