Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 11 de Novembro de 2016 às 17:27
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Tchélo Figueiredo

Mais de mil profissionais da rede de atenção básica de Cuiabá estão participando nesta sexta-feira (11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, de um Treinamento em Oncologia. A ação faz parte do programa de educação permanente e da Rede de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A diretora de Atenção Básica, Deisi de Cássia Bocalon destacou a importância da capacitação para o diagnóstico precoce de pacientes. “É extremamente importante para que os nossos profissionais estejam cada vez mais bem preparados para o diagnóstico precoce de pacientes. Com isso estamos oportunizando um tratamento imediato, diminuindo comprometimentos maiores e gravidades, e minimizando sequelas”, salientou a Diretora.

Segundo Deisi Bocalon a ação é também uma forma de sensibilizar as pessoas para a doação sanguínea e de medula óssea.

Pela manhã 750 Agentes Comunitários de Saúde e um técnico de enfermagem de cada uma das unidades Básicas de Saúde (21 Centros de Saúde e 70 Equipes de Saúde da Família) lotaram uma das salas do hotel, para a capacitação.

Agora à tarde, Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), composto por Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas e Odontólogos, e mais os profissionais da Rede de Atenção às Doenças Crônicas e profissionais do Programa Consultório na Rua estão participando do evento. São ao todo mais de 300 pessoas.

O treinamento, resultado de uma parceria entre a SMS de Cuiabá e a empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S. A. tem como foco dois tipos de câncer, de mama e linfoma, os mais frequentes.

“A ideia é que possamos contribuir para a melhoria do acesso à rede de atendimento para pacientes oncológicos na Atenção Primária, nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento”, ressaltou Deisi Bocalon.

Em relação à Rede de Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis, a técnica Claudia Maria Ourives explica que “é preciso organizar os cuidados ao pacientes ontológicos, já que essas doenças fazem parte da rede e, regulando esses pacientes para a Atenção Secundária e depois acompanhando o tratamento”.

Os palestrantes do Treinamento em Oncologia são os médicos Hematologista, Dr. André Crepaldi e o Mastologista, Dr. Luciano Florisbelo, ambos do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HC/MT).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25442/visualizar/