Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 07:53
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Um dos trabalhos mais importantes desenvolvidos pelo Estado na área dos direitos humanos, a promoção da igualdade racial é reforçada no mês de novembro, com as atividades relacionadas ao Mês da Consciência Negra. A programação, com atividades culturais, artísticas e informativas, realizadas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), começaram no dia 07 de novembro e seguem até o dia 30.

Na quarta-feira (16.11), começaram as visitas dos organizadores às escolas municipais e estaduais. A conscientização dos alunos é considerada de extrema importância, tendo em vista a formação de cidadãos conscientes da história brasileira. “As palestras que começam a tomar corpo nas unidades educacionais visam dar suporte as nossas crianças e adolescentes sobre este tema, que ainda é muito delicado e que levanta muitas dúvidas”, esclarece o superintendente de Políticas de Igualdade Racial (Supir) da Sejudh-MT, Antônio Santana da Silva.

As primeiras visitas foram nas escolas estaduais André Avelino, Pascoal Ramos e Tereza da Conceição. Nesta quinta-feira (17), a visita ocorre na escola estadual Marcelino de Campos e José de Mesquita. No dia 18 é a vez das unidades da rede estadual Malik Didier e Ferreira Mendes, e da escola municipal Ângela Jardim. “A mostra Semana da Consciência Negra será levada ao maior número de alunos, e estamos verificando a possibilidade de realizar visitas a outros colégios”, informa Antônio Santana.

O cidadão que estiver interessado em participar das oficinas, encontros, reuniões e demais atividades devem contatar a Supir pelos telefones (65) 3315-1500, 1529 e 1514, ou se informar junto aos diversos parceiros da Sejudh-MT, como a Federação Nacional de Umbanda e Candomblé (Fenucab), Grupo de Comissão Quilombola, Grupo de União e Consciência Negra (Grucon-MT), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir). “Estas são apenas algumas das muitas instituições que tem nos ajudado a realizar o Mês da Consciência Negra”, acrescenta o secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior.

Consciência Negra

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra, escolhido em homenagem à Zumbi dos Palmares, que morreu neste dia em 1695. A data, estabelecida pela Lei 12.519/2011, foi escolhida pelo movimento negro brasileiro. Essa escolha mantém viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.

Informações

Os interessados em participar dos eventos devem procurar a Superintendência de Políticas de Igualdade Racial (Supir) da Sejudh-MT pelos telefones (65) 3315-1500, 1529 e 1514

.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25538/visualizar/