Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 13:50
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

Cerca de 800 pessoas estão prestes a realizar o sonho de oficializar a união matrimonial. Isso porque a cerimônia do Casamento Social – Edição Cuiabá, programa realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), será realizada neste domingo (20.11), no ginásio Aecim Tocantins.

Aproximadamente 400 casais se inscreveram para poder mudar de vida. É o caso de Ivanil dos Santos e Adão de Oliveira. O casal está junto há 16 anos e ainda não possui a situação regularizada no cartório por dificuldades financeiras. Mas agora, com o Casamento Social, eles viram uma oportunidade.

“Nosso caso envolve situação de viuvez e de divórcio, então, toda essa questão era muito complicada para nós. Então, fico é muito feliz de ter agora essa oportunidade e sei que muitas pessoas também ficarão, porque assim como nós, não conseguiam casar por ter alguma dificuldade financeira ou qualquer outro obstáculo”, ponderou Ivanil.

Ivanil e os demais casais irão participar no sábado (19.11) de um ensaio, às 17h, no ginásio Aecim Tocantins, para a cerimônia oficial. É necessário que todos acompanhem, para receber as instruções sobre os procedimentos que serão realizados durante o casamento.

O treino terá duração média de duas horas e meia. A cerimônia do Casamento Social será realizada no domingo (20). A oficialização da união ocorre em regime parcial de bens. Puderam participar da ação apenas casais maiores de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos e que possuam inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Na cerimônia, são esperadas cerca de três mil pessoas, entre casais, padrinhos e convidados. Para cada casal, são permitidos seis convidados, sendo um casal de padrinhos e mais quatro pessoas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (65) 3613-5771.

Casamento Social

Organizado pela Secretaria Adjunta de Cidadania da Setas, o objetivo do evento é possibilitar que casais em situação de vulnerabilidade social oficializem a união. O Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e Tribunal de Justiça (TJ-MT) são parceiros na iniciativa.

Aproximadamente 700 casais participaram, neste ano, do Casamento Social no interior de Mato Grosso. O programa passou por 13 municípios, com o objetivo de oficializar a união de casais que não o conseguiam fazer por falta de condições financeiras ou documentação.

Entre os municípios que receberam a edição de 2016, estão Pedra Preta, Alto Paraguai, Diamantino, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Dom Aquino, Canarana, Confresa, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Juara e Cáceres.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25557/visualizar/