Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 19 de Novembro de 2016 às 14:40
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Marcos Lopes/ALMT
 Reunião com prefeitos e vereadores de Diamantino
Reunião com prefeitos e vereadores de Diamantino

Prefeitos e vereadores de dez cidades do médio-norte de Mato Grosso debateram os problemas da região em reunião na Câmara de Vereadores de Diamantino ,durante a 6ª edição do Projeto Assembleia Itinerante, conduzida pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), presidente do Poder Legislativo, com a participação também dos deputados José Domingos Fraga (PSD), Eduardo Botelho (PSB) e Saturnino Masson (PSDB).

As reivindicações da região atingem todos os setores, com ênfase na saúde, educação, segurança e infraestrutura. “O Estado precisa rodar, a Sema não destrava os projetos, o Intermat não regulariza nada e a saúde e infraestrutura estão um caos”, disse o prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, em tom de desabafo. Segundo ele, no caso de Diamantino, a situação é bastante grave no setor da saúde. “O Hospital São João Batista não recebe repasses há cinco meses”, afirmou.

Ele citou como exemplo a contribuição de Diamantino com o Fethab. “O município contribui com arrecadação de R$ 10 milhões ao ano e desse valor só retorna para o município pouco mais de R$ 1 milhão”, explicou, argumentando que os deputados têm de apoiar os municípios na gestão dos problemas das cidades mato-grossenses junto ao governador Pedro Taques (PSDB).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, disse que o Parlamento está atento e buscando intervir junto ao governo para reverter o quadro crítico especialmente na área de saúde, a grande preocupação de prefeitos e vereadores da região. Segundo ele, o objetivo maior do projeto Assembleia Itinerante é justamente colher as demandas e reivindicações apresentadas pelas lideranças locais para a interlocução com o Governo do Estado e o aperfeiçoamento das políticas públicas para o interior.

No que diz respeito aos recursos dos hospitais regionais, como o atraso que acontece com o Hospital São João Batista, o presidente do Parlamento disse que a expectativa é buscar mecanismos para garantir o repasse dos recursos. “Temos que carimbar esses recursos”, disse.

Maluf ressaltou que a Assembleia atua nos últimos meses de forma incisiva junto à Secretaria de Saúde para a regularização dos repasses de recursos aos hospitais regionais. “Hoje mesmo me reuni em Cuiabá com o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, para tratar desta e de outras questões”.

Uma das propostas em discussão é a criação de um fundo regulador para assegurar a contrapartida financeira ao trabalho das organizações sociais nas instituições de saúde pública.

As dificuldades enfrentadas pelos municípios na questão fundiária e ambiental devem diminuir a partir da chegada ao Parlamento do projeto de reforma administrativa. Segundo o presidente Maluf, os deputados vão analisar o projeto e dar sua contribuição para destravar as ações do governo nestes dois segmentos.

A reunião com as lideranças da região médio-norte mato-grossense durante a 6ª edição do Projeto Assembleia Itinerante teve a presença dos prefeitos Juviano Lincoln, de Diamantino; Hugo Garcia, de Santa Rita do Trivelato; prefeito em exercício Leandro Félix, de Nova Mutum; Natanael Casavechia, de São José do Rio Claro; João Braga Neto, de Nova Maringá; Adair José Alves, de Alto Paraguai; Neurilan Fraga, de Nortelândia; José Mauro Figueiredo, de Arenápolis; Venceslau Botelho Campos, de Santo Afonso; e Wener Santos, de Nova Marilândia.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25622/visualizar/