Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 25 de Novembro de 2016 às 16:24
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria/SES-MT
Hemocentro celebra
Hemocentro celebra "Dia do Doador de Sangue" com parceiros e amigos

Na data em que se comemora o “Dia do Doador de Sangue”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do MT Hemocentro, celebram os dados já alcançados e busca fazer com que mais pessoas se tornem doadores fidelizados.

Somente neste ano, foram distribuídas pelos hospitais públicos 23.842 mil bolsas de sangue. Ao todo, 10 mil doadores são considerados fidelizados. O MT Hemocentro realizou ainda 1.164 transfusões. Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma.

Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter de 16 anos a 70 anos, e ter massa mínima de 50 quilos.

Na manhã desta sexta-feira (25.11), na sede do MT Hemocentro foi realizada a entrega de Moção de Agradecimento à representantes de empresas parceiras e aos doadores fidelizados.

A diretora geral do MT Hemocentro, Silvana Salomão, falou que diariamente, de 80 a 100 pessoas passam pelo local para fazer doação.

“Nossa capacidade instalada neste banco de sangue é o dobro do número atual. Temos equipamentos, insumo e apoio das instituições governamentais. Nossa busca é por mais doadores fidelizados”, argumentou.

Silvana ainda acrescentou que doar sangue é um procedimento simples e qualquer pessoa saudável pode ser doadora.

Uma das homenageadas, Euzelia Carmem de Pinho, 56 anos, disse que doa há 29 anos e se sente feliz e honrada de participar do evento.

“É muito bom saber que eu estou doando vida. Um dia eu também precisei de sangue, então retribuo este gesto nobre de doar. Sou incentivadora da causa”.

Já José Luiz Maran, 61 anos, disse que começou a doar no ano de 1985, quando seu primo estava hospitalizado e precisou de sangue.

“Temos que nos esforçar por esta causa. Durante uma campanha as pessoas comparecem, depois não continuam no compromisso. Eu já falei de doação para muitos amigos, alguns eu consegui trazer”, enfatizou.

Mãe de três filhos, sendo dois portadores da Síndrome de Bernard-Soulier, que causa risco hemorrágico, Fernanda Freire Fernandes, disse que uma de suas filhas está internada para tratamento e estava a espera de sangue.

“Minha filha tá no Pronto Socorro, bem debilitada. Não conseguiu o sangue de imediato. É importante uns ajudarem o outro com este gesto de amor”, declarou.

Homenagens

Dentre os homenageados está a Polícia Militar de Mato Grosso. Segundo ressaltou a diretora do MT Hemocentro, a corporação sempre atende aos pedidos de doação.

Outras homenagens foram feitas aos representantes do Colégio Master, Associação de Corinthianos de Tchapa e Cruz, Eletrobrás Eletronorte, Equipe Águia Runners, TV Centro América, Tribunal de Contas do Estado – Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá Arsenal Futebol Americano e Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Os convidados participaram das apresentações de músicas clássicas e regionais e posteriormente um café da manhã.

Horário de funcionamento

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, n° 1055, bairro Centro-Sul, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Outra unidade funciona no Pronto-Socorro de Cuiabá. Lá, o atendimento é das 8h às 17h, também de segunda a sexta-feira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25790/visualizar/