Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 30 de Novembro de 2016 às 07:22
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Soldado Elias/CCSMI-PMMT

Começou na segunda-feira (28.11), em Cuiabá, o 2º Curso Básico de Inteligência em Segurança Pública (CBISP) deste ano. Oferecido pela PMMT, por meio da Diretoria da Agência de Central de Inteligência (Daci), o curso atende 30 policiais e um bombeiro, a maioria deles que já atua nessa área.

Com duração de duas semanas e um total de 106 horas aulas a capacitação, além de aprimorar conhecimentos teóricos, como a análise de informações levantadas ou recebidas por meio de denúncia, tem como foco conteúdos práticos das operações de inteligência.

Também faz parte da grade curricular o treinamento dos policiais para operar as novas câmeras fotográficas, de última geração, entregues na abertura do curso. Adquiridas pela Sesp, as novas máquinas vão subsidiar o trabalho de campo das agências que integram o Sistema de Inteligência da Polícia Militar (Sipom).

O Sipom, criado pelo decreto 3.128/2004, do Governo do Estado, integra as 30 agências de inteligência e os mais de 140 agentes de inteligência distribuídos em unidade de todo o Estado de Mato Grosso.

“A missão do serviço de inteligência inclui, entre outras atividades de prevenção e repressão à criminalidade, a prospecção e interpretação de cenários futuros. E ainda, o assessoramento dos dirigentes na tomada de decisão nos campos operacional, tático e estratégico”, explicou o coronel Clarindo Castro, diretor da Daci na Polícia Militar.

A aula inaugural aconteceu no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. Palestrante convidado, o promotor de Justiça, Fabio Galindo, ex-secretário de Segurança Pública e atual assessor especial da Corregedoria Nacional do Ministério, discorreu sobre a importância do serviço de inteligências às polícias.

Conforme Galindo, para ter uma sociedade forte, calcada nos ideais democráticos, é necessário ter também uma segurança forte, apta a enfrentar “o flagelo do crime de forma proativa”. Para isso, assinalou, é fundamental investir na capacitação, no treinamento e na aquisição de equipamentos.

Da aula inaugural participaram, entre outras autoridades, o secretário de Segurança, Rogers Jarbas; o subchefe de Estado Maior da PMMT, coronel Jadir Metello da Costa, e os comandantes das unidades regionais da PM em Cuiabá e Várzea Grande, coronéis Jorge Luiz de Magalhães e Alessandro Ferreira da Silva.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25879/visualizar/