Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 02 de Dezembro de 2016 às 09:02
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado das Cidades (Secid-MT) e de Saúde (Ses-MT) realiza, nessa sexta-feira (02.12) o dia nacional de mobilização e enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. A ação acontecerá no bairro Três Barras, em Cuiabá, a partir das 13h30. O evento contará com a presença do ministro da Transparência, Torquato Jardim.

A equipe de trabalho é formada pela Ses-MT, Exército Brasileiro, Secid-MT, com agentes e voluntários da secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil e agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo serão visitações domiciliares para conscientização da população, voltadas ao enfrentamento e combate do mosquito. A concentração será na Comunidade Católica São Sebastião, na Avenida A, no bairro Três Barras, na Capital.

“A Defesa Civil tem se envolvido nesta ação de combate ao mosquito com propósito de diminuir os criadouros e conscientizar a população sobre a limpeza em suas casas. Estamos na época do início das chuvas e queremos impedir a proliferação do Aedes Aegypti, para não termos números alarmantes de doenças como a Zika, Dengue e Chikungunya”, disparou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, Ten. Cel. BM Abadio Cunha.

De acordo a Secretaria de Estado de Saúde, em 2016 já foram registrados mais de 27 mil de casos de Dengue, 24.512 de Zika Vírus e 1.427 de Chikungunya. Cuiabá e Várzea Grande são duas das cidades que apresentam risco preocupante em infestação que podem se agravar com o início das chuvas.

Os números são altos. É preciso vigilância nos quintais das residências e terrenos baldios. A ação que acontece hoje vai ser realizada semanalmente durante o período das chuvas em MT. Pontuou o secretário estadual de Saúde, João Batista Pereira.

Convocação nacional

Por meio de uma videoconferência nacional realizada na quarta-feira (23.11), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, juntamente com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Renato Newton Ramlow convocou as equipes para reforçar as ações do dia nacional de mobilização e enfrentamento ao Aedes.

A videoconferência foi realizada com as defesas civis de 24 estados e do Distrito Federal. Também participaram representantes dos ministérios da Saúde e da Defesa, além do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

“Precisamos do empenho de todos para vencer essa batalha. Este é o segundo ano que o ministério atua na linha de frente desta campanha. Estamos empenhados em auxiliar os estados e municípios no que for necessário para reduzirmos os impactos causados pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, estamos reforçando a importância de mantermos ações permanentes de combate ao inseto e de conscientizarmos a população”, explicou. (com informações do Ministério da Integração Nacional).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25952/visualizar/