Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 08 de Dezembro de 2016 às 09:08
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Assessoria/SES-MT
Servidores da SES fazem exames preventivos
Servidores da SES fazem exames preventivos

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizaram, nesta terça e quarta-feira (06 e 07.12), exames para prevenção às doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Dados preliminares apontam que mais de 250 servidores já fizeram a triagem.

Com o aumento de casos de brasileiros portadores de hipertensão, diabetes e obesidade, a Gerência da Saúde e Segurança Coordenadoria de Aplicação trouxe profissionais de enfermagem para repassar informações sobre quais os hábitos saudáveis a adotar para evitar estas doenças.

Cada servidor preencheu um questionário com informações específicas sobre condições de saúde, estado físico, emocional e hábitos alimentares.

De acordo com a Gerente de Saúde e Segurança, Liris Lemos, uma avaliação preliminar já demonstrou um dado alarmante de servidores com sobrepeso e hipertensão. “Vamos traçar o perfil do servidor. Estamos ficando obesos, trocando as refeições por lanche e não estamos atentos ao excesso de consumo de sal e açúcar. Cada um precisa ter consciência de sua saúde e adquirir hábitos saudáveis”, destacou.

Os serviços oferecidos aos servidores da Ses são aferição de pressão, teste de glicemia, Índice de Massa Corpórea (IMC), altura e circunferência abdominal.

A Coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento Saúde e Segurança, Maria Fernanda de Campos Horn, disse que este trabalho é a primeira parte do programa que faz parte do manual da política da saúde do trabalhador. “É um incentivo porque o servidor estando bem de saúde estará bem no trabalho. A meta é ampliar atendimento para outras unidades de saúde”, enfatizou.

Servidor público há 16 anos, Antônio Sebastião Alves de Arruda, elogiou o projeto e garantiu que está tudo bem com sua saúde. “É uma boa iniciativa. No dia a dia, às vezes não temos tempo de fazer estes exames de prevenção. Quando isso é trazido ao nosso local de trabalho podemos aproveitar e checar nossa saúde”.

Também servidora, Marcela Figueiredo, 30 anos, disse que muitas pessoas demoram para buscar informações básicas de saúde. “Já fiz os exames e estou bem. É um trabalho que pode mudar a vida dos trabalhadores”, resumiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26097/visualizar/