Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 08 de Dezembro de 2016 às 15:20
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG
A adoção do armamento pela Guarda Municipal vai qualificar a atuação do efetivo
A adoção do armamento pela Guarda Municipal vai qualificar a atuação do efetivo

Desde a última segunda-feira (05), a Guarda Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Secretaria de Defesa Social está sendo capacitada para o uso de armas de fogo . A Prefeitura recentemente investiu cerca de R$ 1 milhão e adquiriu 50 pistolas, munição, conjunto de uniformes, coletes balísticos, seis novas viaturas e quatro motocicletas, além da nova base instalada na Avenida da FEB. As aulas de qualificação são técnicas e teóricas em armamento e tiro. O Objetivo é uniformizar as ações da Guarda Municipal com as demais forças de segurança constituídas no Estado, além de cumprir os princípios legais das legislações que regem as instituições.

O curso tem como base o Programa de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) da Polícia Militar de Mato Grosso e garante padrão de segurança internacional aos agentes, que atuam como polícia municipal e contribuem para a segurança dos munícipes e órgãos públicos.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Alexander Torres Maia, o armamento, considerado de uso letal é adequado para ser utilizado em casos de legítima defesa, resistência a prisão e desobediência. Com a capacitação a Guarda fará uso do dispositivo. Nas aulas práticas cada integrante pratica 280 disparos. Na Polícia Militar são no máximo 100 tiros para adaptação ao uso da pistola. A adoção do armamento pela Guarda Municipal vai qualificar a atuação do efetivo.

Maia explica que para o uso da arma de fogo cabe ao policial decidir quando usar o equipamento. “Nenhuma ocorrência é igual à outra, mas para que o policial faça essa avaliação precisa conhecer bem o equipamento, saber manuseá-lo, por isso a importância da capacitação”, argumentou.

O secretário lembra ainda que no mês de julho os guardas municipais foram capacitados sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POP). “Esse é mais um passo importante para qualificar a Guarda e mostra que a Administração Municipal está permanentemente preocupada em investir em segurança e no preparo de seu quadro de servidor. A programação do curso, com carga horária total de 100 horas/aula, inclui dentre outros conteúdos, noções de balística militar e sobrevivência urbana, patrulhamento motorizado e a pé, abordagem, algemação e condução de pessoas presas, fundamentos e prática de tiro, direitos humanos e legislações”.

O Major do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Dulcézio Barros Oliveira, instrutor da capacitação, disse que a corporação receberá durante o curso informações técnicas e precisas sobre o manejo e utilização de arma de fogo. “A qualidade técnica apresentada pelos homens e mulheres da guarda demonstra a eficácia das práticas e treinamentos ofertados na capacitação. Eles apresentaram além de interesse bom desempenho no manejo do equipamento e boa pontaria. Os alunos sairão daqui aptos a aplicar os conceitos ministrados em situações reais de alto risco”, completou.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, desenvolver ações de capacitações em todas as áreas da administração municipal é uma de suas prerrogativas de gestão. Lembrando que a Guarda Municipal foi concebida com a intenção de melhorar a segurança da cidade e dar condições a instituição de funcionar como apoio direto das demais forças policiais, militar, civil ou corpo de bombeiros, uma vez que a política de Segurança Pública é de responsabilidade do Governo do Estado. Porém o município soma com a Guarda nesta política de combate a criminalidade.

“Os esforços de nossa gestão é para que a Guarda Municipal tenha homens e mulheres bem qualificados e treinados para uma melhor relação com a população no combate a criminalidade e qualificar aqueles que irão se relacionar com a sociedade e desempenhar a nobre missão de resguardar vidas e combater a criminalidade. Sabemos e reconhecemos que é preciso avançar muito ainda em termos de segurança pública, só que essa política que é de competência do Estado de Mato Grosso, conta com nossa parceria, por isso da oferta dos cursos de capacitação na qualificação de pessoal o que resultará em uma corporação qualificada e preparada. Gradativamente proporcionamos atos, ações e investimentos junto a instituição”, concluiu a prefeita.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26112/visualizar/