Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 14 de Dezembro de 2016 às 08:52
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Luiz Alves

Prossegue nesta quarta-feira (14), das 08 às 12 horas, no Auditório da Unic, a Roda de Conversa sobre Matriciamento em Saúde Mental. Nesta terça-feira (13), pela manhã, na abertura do evento, a Diretora Técnica de Atenção Básica, Deisi de Cássia Maia Bocalon falou sobre a importância da iniciativa na melhoria do atendimento aos pacientes. Também esteve presente na ação a Diretora de Atenção Secundária, Lileine Lucia da Silva.

“Nos, da Rede de Atenção Básica, sentimos muita vezes as dificuldades de não ter uma orientação especializada ao nos depararmos com o atendimento a esses pacientes, no nosso dia a dia. Daí a importância dessa orientação”, salientou.

A Roda de Conversa, é uma iniciativa da Coordenação Especial da Rede de Saúde Mental , da Diretoria de Atenção Secundária de Cuiabá, em parceria com o Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana/SES/MT e a participação de professores do Curso de Psicologia da Unic.

A coordenadora especial de Rede Assistencial de Saúde Mental, Darci Silva Carvalho Bezerra explicou que por ser a metodologia do Matriciamento consideravelmente nova (2011), é necessário a disseminação desse conhecimento nos serviços de saúde. “Essa metodologia amplia as possibilidades do cuidado integral, promovendo a cidadania e respeito aos direitos humanos e, é na atenção básica que os problemas de saúde chegam primeiro, por estar mais próximo da casa das pessoas. Nesse sentido, as equipes de Saúde da Família são ferramentas potentes no enfrentamento dos problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e dos transtornos mentais”, destacou.

Após a abertura do evento, os mais cerca de 200 participantes puderam discutir o tema com a tutora do curso de Apoio Matricial com ênfase em NASF, da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Elóa Carvalho Lourenço que falou sobre a construção coletiva do conceito de matriciamento. Logo depois compartilharam as experiencas vividas pelos profissionais dos CAP’s AD (Álcool e Droga), Infantil (de responsabilidade do município) e Adulto (de responsabilidade do Estado), e do Centro Sócio Educativo.

Nesta quarta-feira (14) a programação tem inicio às 08:00 horas e se encerra também ao meio dia. Primeiro será apresentado um vídeo. Logo depois as equipes se reúnem para um trabalho de planejamento de matriciamento dos CAP’s Sad, infantil, Adolescer e Jardim Paulista, e do CPA IV e NASF.

Logo os grupos apresentam o resultado desse trabalho e às 12 horas, após avaliação, acontece o encerramento da Roda de Conversa.

Saúdel Mental Segundo a Organização Mundial de Saúde, 3% da população em geral sofre de transtornos mentais (TM) graves e severos. Em Cuiabá seriam aproximadamente 18 mil pessoas com TM graves que estão sendo atendidas nos CAPS, nas policlínicas, nas Unidades Básicas, na Rede Particular e alguns ainda sem atendimento.

Os sistemas de informação sanitária oficiais (DATA SUS, sistemas estaduais e municipais) tem mostrado que o suicídio vem registrando um aumento preocupante em Cuiabá de cerca de 63%, de 2009 até 2015. Cuiabá tem em média 2,5 suicídios por mês.

Em relação à Saúde Mental, nos últimos anos não houve ampliação do serviço mas, a atual gestão, trabalhou no projeto de construção de duas unidades de Acolhimento e um CAPS AD Adulto que se encontra em fase inicial de licitação. Atualmente trabalham nos CAPS, Residências Terapêuticas e cinco ambulatórios um total de 150 profissionais.

SERVIÇO: Roda de Conversa sobre Matriciamento em Saúde Mental/SMS de Cuiabá

Data: 14.12.2016

Horário: 08 às 12 horas

Local: Auditório da UNIC – Beira Rio (estacionamento)





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26247/visualizar/