Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 14 de Dezembro de 2016 às 16:30
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir



O hospital psiquiátrico Adauto Botelho realiza até quinta-feira (15.12), um bazar de artesanatos criados pelos internos. Todo o lucro das vendas será utilizado para a compra de materiais na arte-terapia, atividade baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia que consiste do uso de recursos artístico-visuais ou expressivos como elemento terapêutico.

“Não visamos o lucro. A ideia do bazar é para que possamos comprar mais materiais para desenvolvermos as atividades da arte-terapia, que auxiliam no progresso dos pacientes”, enfatizou a arte terapeuta responsável pela ala masculina do hospital, Glaucia Maria Ferreira Morais.

O bazar está comercializando caixotes, puffs feitos com garrafas pets, cadeiras e baldes customizados a partir de pneus velhos, telas e cerâmicas pintadas, além de acessórios para decoração de casas, como guardanapos e tapetes. Os preços variam de R$ 20 a R$ 200.

Na sede do hospital, no bairro Coxipó, em Cuiabá, os trabalhos foram desenvolvidos pelas 16 internas e as vendas seguem até amanhã, 14, às 19h. Já na unidade 3 do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, localizado no Centro Político, o bazar segue até quinta-feira, 15, às 19h e terá a presença dos familiares dos internos.

A arte terapeuta Zenaide Ferreira Camargo, do CIAPS pede o apoio da população para participar do Bazar, e assim “incentivar os internos na criação desses produtos”. Ela conta que na Unidade 3 do Centro os trabalhos são realizados logo após os pacientes estarem mais familiarizados com a nova moradia temporária. “A gente espera, conforme o caso e a personalidade de cada um, cerca de dez dias até iniciarmos os trabalhos, antes disso, conversamos com eles, para conhecer quem são e o que faziam antes de serem internados,” finalizou.

A unidade 3 do Centro Integrado de Assistência Psicossocial trabalha exclusivamente com jovens a partir dos 18 anos que são usuários de álcool e outras drogas. Atualmente o Centro está com 29 internos.

Responsável, há cinco anos, pela terapia ocupacional do hospital Adauto Botelho, Janete Rodrigues, lembra também que essas atividades ajudam para a melhora da autoestima. Ela destaca que as atividades trabalham a atenção, a concentração e o raciocínio dos pacientes e que mais à frente do tratamento “eles (os internos) conseguem evoluções significativas nas Atividades de Vida Diária (ADV), como o cuidado com a higiene pessoal”, pontua.

Além de oficinas de artesanato, o Adauto Botelho também auxilia no progresso dos pacientes, através da oficina “Sabor com saúde mental”, nela são ensinadas receitas simples de bolos de pote e bolachas doces. “Temos casos de pacientes que hoje já conseguem ter uma habilidade melhor na cozinha, sem nos preocuparmos deles virem a ter uma crise,” conta Janete.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26268/visualizar/