Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 13 de Janeiro de 2017 às 15:36
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

O governador Pedro Taques deu posse ao novo delegado geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, na manhã desta quinta-feira (13) no Auditório da sede da Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá. Com 138 votos na eleição interna da instituição, o novo diretor foi conduzido ao cargo respeitando o fato de ter sido o mais votado da lista tríplice.

“Quero dizer que é uma honra para mim, como governador, estar participando desse momento. Os votos recebidos mostraram a liderança do doutor Fernando. Quero expressar a minha confiança a ele, e a todos sob liderança do secretário e delegado Rogers, que continuarão a conduzir a Segurança Pública do nosso Estado para melhores caminhos”, afirmou Taques na solenidade.

Ele também fez questão de ouvir os três candidatos da lista em seu gabinete antes da nomeação, junto ao presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia (SINDEPO), Delegado Wagner Bassi Junior, por entender a importância do sistema de segurança desses profissionais, e para que houvesse unidade em prol da segurança do Estado.

O governador ressalta ainda a intenção ampliar a nomeação de mais profissionais por meio de um concurso público a ser realizado ainda este ano. Há hoje no Estado cerca de 15 mil profissionais de segurança, e destes, em dois anos, o Governo nomeou 3.550. Isso corresponde a 28% de todo o efetivo do Estado de Mato Grosso.

O novo diretor geral, Fernando Vasco, afirma que vai primar pelo fortalecimento da inteligência policial, e pela integração da Polícia Judiciaria Civil, com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para um diálogo constante.

“Sabemos que a Segurança é prioridade na gestão do governo Taques, e que a população acredita numa polícia forte. Assumo o compromisso de trabalhar para fortalecer a Polícia Judiciária como um todo, para que os trabalhos sejam melhorados, para que a engrenagem da Segurança Pública possa atuar de maneira precisa e rápida”, acrescentou Vasco em seu discurso.

O delegado assume a diretoria aos 40 anos, após 15 anos de atuação na PJC. Antes de assumir como diretor, atuou como titular da Delegacia Regional de Primavera do Leste, e anteriormente já comandou a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, depois foi lotado no plantão da Central de Flagrantes de Várzea Grande.

“Este é um momento muito simbólico. É o segundo momento em que o governador nomeia um delegado geral com base na listra tríplice, mas aqui, neste palco de operações e de reuniões importantes da Polícia Judiciária Civil, é a primeira vez. E eu agradeço muito a sua presença”, disse o chefe da pasta de Segurança Pública (SESP), Rogers Jarbas.

O secretário ressaltou os avanços positivos na segurança estadual. Entre os avanços, a redução de homicídios em mais de 15% em Cuiabá. Em Várzea Grande, 17%, e no Estado em torno de12% de redução. Além disso, foram 13 mil prisões em 2016, mais de 14,5 toneladas e meia de drogas, e a apreensão de mais de 4 mil armas de fogo.

“Sabemos que se a Segurança Pública avançou, dependeu de vários fatores. O primeiro é um governador que investiu. Nós sabemos o quanto a Segurança foi sucateada no passado, e hoje estamos equacionando isso com muito trabalho”, reiterou.

Cidade da Segurança

O governador anunciou o projeto de construção de uma Cidade da Segurança, que será uma parceria entre a Secretaria de Segurança e a Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Segundo o secretário Rogers, o projeto arquitetônico está em desenvolvimento, e o objetivo é manter em um único espaço centralizado para a integração das forças de segurança, com uma base de treinamento e capacitação para todas as polícias. A previsão é que a sede seja construída em Cuiabá.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26927/visualizar/