Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 19 de Janeiro de 2017 às 19:28
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT
Sesp aumenta número de funcionários para atender central de videomonitoramento
Sesp aumenta número de funcionários para atender central de videomonitoramento

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai ampliar o quadro de funcionários da central de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) a partir de fevereiro.

Quarenta e oito funcionários terceirizados farão o serviço de monitoramento e supervisão das 102 câmeras de vigilância da Sesp instaladas em Cuiabá e Várzea Grande. Atualmente os serviços são realizados por efetivos, que cumprem parte da carga horária de trabalho na Central.

O gerente técnico do Ciosp, Eduardo Ormondo, destaca os benefícios da terceirização. “Com essa implementação será possível ampliar a qualidade dos nossos serviços e atender melhor as unidades ligadas a segurança. Quem ganha com isso é a população que agora poderá ser melhor amparada com trabalhos preventivos”

Ainda segundo Ormond, a Sesp pretende investir em trabalhos preventivos. “Com esse quadro podemos ampliar os olhares para as infrações mais recorrentes. Isso vai nos auxiliar na prevenção de crimes como roubos, furtos e até mesmo acidentes de trânsito, uma vez que percebida uma situação suspeita podemos enviar uma de nossas forças para apurar o risco” explica.

Os novos funcionários são capacitados desde a última segunda-feira (16.01). As instruções são dadas por profissionais da Segurança Pública especializados na área de vigilância e Segurança Pública.

Entre os conteúdos abordados estão; Normas Gerais, Procedimentos e Portarias, Significados de Videomonitoramento, Missões, Valores, Violência em Centros Urbanos, Noções de Ética e Segurança da Informação.

Grazyela Pereira, 34 anos, atuou como representante de vendas de cosméticos antes de se inscrever para a seletiva. O interesse principal foi a busca por uma nova experiência. “Tenho bastante curiosidade de conhecer o ambiente de trabalho, eu estou muito empolgada” falou.

Um pouco mais experiente no ramo, Thiago Paim, 32anos, já atuava com videomonitoramento em um condomínio na capital. Para ele, o interesse une o conhecimento ao desejo de justiça e comprometimento social.

“Eu sou uma pessoa sempre preocupada com o bem comum, se vejo algum problema que afeta a sociedade ou que demonstre abuso eu sempre denuncio. Poder trabalhar na segurança vai me promover uma realização como cidadão, que quer uma sociedade justa” ressaltou.

O processo seletivo teve início em janeiro deste ano, foram inicialmente 160 candidatos selecionados para a primeira triagem. Após a análise dos perfis e avaliações psicológicas, restaram 66 pessoas que seguem na capacitação.

O encerramento das atividades está definido para o próximo domingo (22.01) quando os candidatos realizarão as provas para seguirem para a próxima fase. Após esta etapa, os 48 candidatos restantes serão reavaliados e recebem novas instruções relacionadas a código de conduta no ambiente de trabalho. O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de fevereiro.

Produtividade

Ao todo 547 ocorrências foram capturadas em 2016 pelas 102 câmeras de videomonitoramento do Ciosp. A ferramenta opera em Cuiabá e Várzea Grande 24 horas por dia, e são os olhos da Segurança Pública nas ações de prevenção e repressão qualificada à criminalidade nas duas cidades.

As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos, com grande concentração de comércios e pessoas. Os locais são escolhidos mediante estudo estatístico da criminalidade, realizado pelo setor de Inteligência da Sesp e pela equipe do Ciosp.

Em 2016, as ocorrências mais capturadas pelas câmeras do Ciosp foram de acidentes de trânsito com e sem vítima, manifestação pública, abordagem e averiguação a pessoas e veículos. O período com maior número de ocorrências capturas pelas câmeras é nas manhãs de terça e sexta-feira.

Videomonitoramento

O sistema começou a operar em 2007, quando a Sesp instalou nove câmeras na região central de Cuiabá. Após dois anos, o uso da tecnologia foi expandido para outros pontos da capital e se estendeu até Várzea Grande, totalizando 63 câmeras em funcionamento.

A escolha de Cuiabá como uma das cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo 2014 deu à Secretaria de Segurança Pública mais uma oportunidade de ampliar o número de câmeras em Cuiabá e Várzea Grande.

Por meio de parceria com a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, foram instaladas mais 30 câmeras nas duas cidades.

O sistema de videomonitoramento visa prevenir e inibir as atividades ilícitas, cooperar para a redução no índice de criminalidade e registrar imagens para posterior serviço de investigação.

A ferramenta contribui ainda para aperfeiçoar as atividades preventivas do policiamento ostensivo, agilizar as atividades repressivas durante o acontecimento de atividades ilícitas e aumentar a sensação de segurança do cidadão.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27081/visualizar/